Vigilância Sanitária de Muriaé solicita atenção para a salmonella

Guia Muriaé no WhatsApp

A Vigilância Sanitária Municipal fiscaliza e orienta os estabelecimentos que praticam a manipulação de alimentos, no intuito de que sejam adotadas práticas de combate à contaminação e proliferação da salmonella e outras bactérias.

Agentes sanitários informam que já foram constatados casos de infecções pela bactéria, transmitida através da “maionese caseira”, que anteriormente era distribuída pelas lanchonetes e quiosques. Em Muriaé, tal prática é combatida constantemente pela Vigilância Sanitária Municipal, através de fiscalizações de rotina e denúncias.

A prática da maionese caseira está proibida pela Resolução Estadual SES 124 de 23 de junho de 2003 e, a desobediência da Resolução, constitui infração sanitária, sujeita às penas de apreensão, multa e interdição do estabelecimento por tempo indeterminado. Vale lembrar, que hoje já existem no mercado diversas opções do molho produzidas com receitas caseiras, porém dentro das normas sanitárias – todas a baixo custo para comerciantes e consumidores.

Segundo o coordenador da VISA Muriaé, Luiz Bette, é importante a participação do consumidor: “Todos precisam estar atentos ao consumir alimentos fora do ambiente domiciliar, optando sempre por comidas frescas ou refrigeradas de forma adequada, e sempre ter hábitos de higiene e cuidado tanto no preparo das refeições, quanto na compra dos alimentos crus, verificando sempre a origem, data de validade e condições de armazenagem e exposição”, salientou.

Ovos, leites, carnes e frutos do mar são alimentos que podem conter salmonella, uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde por agir de forma rápida no organismo, provocando sintomas como febre, náusea, diarreia, dores abdominais, calafrios e mal-estar.

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde é responsável pela vigilância epidemiológica e pelo controle das infecções provocadas por essa bactéria, chamada de salmoneloses, que ocorrem a partir da ingestão de alimentos contaminados.

Luiz Bette aconselha que, em caso de suspeita de infecção por salmonella, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima, para se avaliar o estado do paciente e receber o tratamento: “É importante lembrar que, diarreias leves podem se agravar e, caso não sejam tratadas corretamente, poderão levar a uma desidratação grave e até mesmo à morte” explicou ele.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo