Home / Notícias / Cidade / Muriaeense cria sistema que faz carro economizar em média 30% de combustível

Muriaeense cria sistema que faz carro economizar em média 30% de combustível

O muriaeense Alessandro Dias de Oliveira, de 41 anos, morador do bairro Cerâmica, criou um reator de hidrogênio que possibilita uma economia média de 30% por litro de combustível em veículos.

O protótipo foi criado e instalado no próprio automóvel de Alessandro, um Volkswagen Golf 1.6, ano 2010. O reator de hidrogênio utiliza um litro de água destilada, que tem uma autonomia de mil a dois mil quilômetros, em conjunto com o combustível que o veículo utilizar (gasolina, etanol, diesel e até gás). O sistema funciona como eletrolisador, utilizando a eletricidade da bateria do veículo para criar hidrogênio a partir da água enquanto você dirige.

Além da economia no combustível, o veículo ganha mais torque (aceleração fica mais forte e suave), aumento de potência, reduz significamente as emissões dos principais poluentes do ar (monóxido de carbono (CO), Dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx), entre outros), contribui com um aumento do tempo de vida do motor e com um óleo mais limpo como resultado do menor depósito de carbono no mesmo. “O reator de hidrogênio ainda não é homologado, mas não é proibido”, garante Alessandro, em entrevista ao Guia Muriaé.




Produzido de forma artesanal, o sistema está sendo comercializado por R$ 2.700,00 e serve para automóveis de motor 1.0 a 1.6. “Como não produzo em larga escala, tenho um custo maior para produção”, explicou Alessandro, que disse que o sistema também pode ser adaptado para motocicletas. O sistema já foi comercializado com pessoas até de outros estados e ele inclusive já recebeu contatos de pessoas de outros países interessados no invento.

Alessandro vem de uma família de inventores. Ele é filho de Jair Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como Jair Astronauta, que ficou famoso na década de 70 ao fazer um “avião” usando uma caixa de geladeira e um motor de lambreta. Alessandro já criou um sistema de controle de veículo por voz (que reconhece até 95 comandos) e um sistema de rastreamento veicular. Outra invenção dele é um sistema que reconhece o peso e impressão digital do condutor, caso não seja a pessoa cadastrada no sistema, o veículo emite uma descarga de 13 mil volts, suficiente para deixar a pessoa inconsciente em dois segundos.

Mais informações sobre o sistema: (32) 9132-0489.




Confira o sistema em funcionamento




Carro a hidrogênio já é realidade

Na Europa, a Toyota lançou neste ano o primeiro carro movido a hidrogênio. Em testes, o sedan híbrido Mirai chegou a cerca de 500 km de autonomia com um tanque. O funcionamento do Mirai é semelhante ao de híbridos do tipo plug-in, só que com tanques de hidrogênio de alta pressão. Na atmosfera, o ecológico libera apenas água na forma de vapor.

Fonte: Guia Muriaé

Confira também

“Prefeitura no seu Bairro” movimenta Planalto com atividades recreativas

O “Prefeitura no seu Bairro” levou diversas atividades para os moradores do Planalto na manhã …

5 comentários

  1. Rui Cavalcante de Albuquerque

    Moro em Vitória da Conquista – Bahia
    Tenho interesse em adquirir um reator de hidrogênio.

  2. ele nao é o inventor.
    Acabei de ver um video que em 2015 um rapaz de vitoria ES que criou esse procedimento.

  3. Motores movidos a hidrogênio são estudados desde 1820:
    http://www3.eng.cam.ac.uk/DesignOffice/projects/cecil/engine.html

    Basta poucos cálculos para sabermos o desempenho de um projeto desses:
    https://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=1070

    Esses “kits” são vendidos à anos fora do Brasil, e agora no Brasil.

    Fui…

  4. Gostaria de saber ser um revendedor aqui no estado de Goiás.

  5. Ola esse kit de hidrogeneo serve pra veiculos v8a gasoline?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *