Governo de Minas lança nova campanha de combate à dengue



O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, lançou na tarde desta terça-feira (17), na Cidade Administrativa, a campanha de contenção da dengue que será trabalhada nos próximos meses. Na nova edição, o Governo de Minas pretende sensibilizar a sociedade mostrando que elas podem morrer ou perder pessoas queridas e que o combate à dengue depende da ação de cada um.

“É preciso uma atuação coletiva. Embora tenhamos tido maior ação estatal no combate à dengue, tivemos o pior resultado em números de casos. Esse não é um dado descontextualizado, visto que foi o pior ano em número de notificações no Brasil como um todo e não só em Minas. A nossa ação fica evidente se compararmos os números de óbitos deste ano com os números de 2010. Tivemos, naquele ano, 106 mortes e menos da metade de casos. A atuação eficiente da assistência atenuou a gravidade dos casos. Isso nos conforta. Apesar de termos desafios, sabemos que estamos cumprindo nosso papel”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge.

A fim de mobilizar ainda mais a população sobre os riscos da dengue, a nova campanha será um apelo à vida. “Queremos trazer para a população o grau de preocupação necessário para o enfrentamento da dengue. A solução definitiva só será possível com a vacina. Estamos ansiosos e é possível que tenhamos a vacina em um tempo de cinco a dez anos. Para enfrentar a dengue, até lá, temos uma receita: mobilização das pessoas com a nossa parceria”, acredita o secretário.

Números da dengue em Minas

Casos de dengue têm sido registrados em Minas Gerais desde 1980, com variação no número de confirmações, devido à circulação dos diferentes sorotipos do vírus da dengue no território mineiro.

No ano de 2011, observou-se uma redução de 75% no número de casos notificados com relação ao ano de 2010. A queda ainda foi significativa no ano de 2012, chegando a 30% quando comparado ao ano de 2011.

Contrariando o cenário de queda observado nos anos anteriores, em 2013, Minas Gerais registrou o maior número de confirmações de casos de dengue, chegando a 344.366 casos confirmados. O aumento no número de casos veio acompanhado do aumento no número de casos graves que acabou levando a 111 mortes.

De janeiro a outubro de 2013 foram realizadas 6.828 internações para tratamento da dengue clássica e 317 internações para tratamento da dengue hemorrágica.

Fonte: Agência Minas

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.