Novo limite de juros do consignado do INSS começa a valer hoje; o que muda

É a sexta redução em um ano; instituições financeiras ficam proibidas de ofertar empréstimos com taxas superiores

Guia Muriaé no WhatsApp

A partir desta segunda-feira (11), passa a vigorar o novo teto da taxa de juros para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida, aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) no último dia 28 de fevereiro, estabelece uma redução nos limites de juros cobrados.


O limite para o empréstimo com desconto em folha foi reduzido de 1,76% para 1,72% ao mês, representando uma queda de 0,04 ponto percentual. Já para o cartão de crédito consignado, a redução foi de 2,61% para 2,55% ao mês.

O empréstimo consignado é uma opção de crédito oferecida a aposentados e pensionistas, em que o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício na folha de pagamento. Por isso, é considerado uma alternativa de empréstimo com juros mais baixos e fácil acesso.

Essa atualização representa o sexto recuo nos tetos das taxas desde março de 2023, quando houve um acordo entre o governo federal e os bancos para reduzir o limite de 2,14% para 1,97% ao mês.

Segundo o Ministério da Previdência Social, os bancos e instituições financeiras estão proibidos de ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos estabelecidos.

Atualmente, os segurados do INSS podem comprometer até 45% do benefício com empréstimos, sendo 35% para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício. Os empréstimos podem ser pagos em até 84 meses, e as taxas de juros estão limitadas, garantindo que as instituições financeiras não cobrem mais do que o estabelecido.

Ao contratar um crédito consignado, é importante que os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, incluindo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), verifiquem as taxas cobradas pelas instituições financeiras antes de finalizar o contrato.

Para facilitar essa verificação, o segurado pode acessar o aplicativo ou site do Meu INSS, onde encontrará informações sobre as taxas de empréstimo consignado praticadas por diferentes bancos. Basta buscar pela opção “Taxas de Empréstimo Consignado” na página inicial para ter acesso à lista de bancos e suas respectivas taxas de juros.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo