O golpe do bilhete premiado ainda faz vítimas; saiba omo se proteger

Começa com a promessa de dinheiro fácil, termina na descoberta de que você foi vítima de golpe. Entenda como funciona o golpe do bilhete premiado e veja dicas para não cair nele.

Guia Muriaé no WhatsApp

Basta uma rápida pesquisa pela internet para encontrar uma enxurrada de notícias que mostram que o golpe do bilhete premiado continua fazendo vítimas todos os anos. A armadilha é antiga e costuma ter idosos como principais alvos.

Neste golpe, criminosos criam um enredo fantasioso para fazer com que as vítimas acreditem que, ao ajudar uma pessoa a retirar um prêmio na loteria, elas receberão parte do dinheiro.

A seguir, entenda como o golpe acontece e veja dicas para evitar essa situação.

Como acontece o golpe do bilhete premiado?

Funciona assim: você está andando na rua quando alguém te aborda dizendo que tem um bilhete premiado mas não consegue retirar o prêmio na loteria – por não saber ler, não ter algum documento ou porque a religião não permite, por exemplo. Essa pessoa demonstra estar chateada e pede a sua ajuda para conseguir resgatar o valor.

Depois, uma segunda pessoa aparece em cena perguntando se vocês precisam de ajuda, e, quando fica sabendo do bilhete premiado, liga para um suposto conhecido da Caixa Econômica Federal, que confirma que aquele bilhete é realmente válido.

Em seguida, a pessoa dona do bilhete propõe que cada um fique com uma porcentagem do prêmio caso consigam ajudá-la. Em troca, ela pede uma garantia para poder confiar em vocês: uma transferência bancária, saque ou até bens de valor.

É aí que o golpe acontece. Depois de você entregar o dinheiro como garantia e ir até a lotérica retirar o suposto prêmio, os criminosos fogem.

Por que as pessoas continuam caindo nesse golpe?

O golpe do bilhete premiado é o típico “conto do vigário”, expressão famosa para se referir a histórias contadas por golpistas para tirar vantagem de outras pessoas.

A armadilha é construída de modo a fazer com que a vítima sinta pena do suposto dono do bilhete, e a segunda pessoa que aparece para confirmar a legitimidade dos números sorteados traz ainda mais veracidade à história.

Assim, por meio da engenharia social – técnica usada pelos criminosos para induzir as vítimas a executarem alguma ação através da manipulação psicológica –, os golpistas criam uma história comovente em que a vítima, além de ter a possibilidade de ajudar uma outra pessoa, ainda ganharia dinheiro em troca disso.

Como se proteger contra o golpe do bilhete premiado?

* Desconfie de promessas de dinheiro fácil e rápido;
* Por mais convincente que uma história pareça, fique sempre alerta quando alguém te abordar oferecendo dinheiro em troca de algum favor – especialmente se você não conhecer aquela pessoa;
* Nunca forneça seus dados bancários, cartões ou senhas para outras pessoas;
* Não saque e nem transfira dinheiro para desconhecidos;
* Se você notar que está sendo vítima desse golpe, ligue para a polícia. Se você já tiver transferido algum dinheiro, faça um boletim de ocorrência e entre em contato com a instituição financeira pela qual o pagamento foi feito.

Fonte: Nubank

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo