WhatsApp exibirá anúncios para usuários até o fim do ano
Meta decidiu como incluir publicidade em app acessado por três bilhões de usuários
A Meta anunciou nesta segunda-feira (16) que o WhatsApp começará a exibir anúncios no Status, recurso semelhante aos Stories do Instagram, até o fim deste ano. A medida representa o movimento mais direto da companhia para monetizar o aplicativo de mensagens, o mais utilizado pelos brasileiros.
Ao visualizar uma publicação patrocinada no Status, o usuário poderá clicar e ser redirecionado para uma janela de conversa com o anunciante. A funcionalidade faz parte de um pacote de novos recursos pagos, que inclui ainda a assinatura de Canais e a possibilidade de impulsionamento de conteúdo dentro do aplicativo.
Criptografia mantida
Apesar da chegada da publicidade, a Meta garantiu que mensagens, ligações e atualizações do Status permanecerão criptografadas de ponta a ponta, ou seja, não serão utilizadas para segmentação de anúncios.
Segundo a empresa, serão utilizados apenas dados limitados, como o país, idioma do dispositivo, canais seguidos e interações com anúncios. Caso o WhatsApp esteja vinculado à Central de Contas da Meta, dados do Facebook e Instagram também poderão ser usados para personalizar as campanhas.
Três bilhões de usuários e novo modelo de negócios
Com mais de três bilhões de usuários ativos, o WhatsApp passou mais de uma década sem veicular anúncios, desde sua criação em 2009 e posterior aquisição pela Meta em 2014. Até então, a estratégia de monetização estava centrada no WhatsApp Business, voltado para empresas.
“Nossa equipe tem discutido nossos planos de desenvolver um modelo de negócio que não interfira nas suas conversas pessoais há anos, e acreditamos que a aba Atualizações é o espaço ideal para colocar esses novos recursos em prática”, afirmou a Meta em comunicado.
A aba Atualizações reúne os Status e os Canais, espaços de uso público e separados das conversas privadas. Segundo a companhia, mais de 1,5 bilhão de pessoas acessam essa aba diariamente.
Novidades para os Canais
Além da introdução de anúncios, o WhatsApp também permitirá a assinatura paga de Canais, permitindo que criadores, marcas e organizações ofereçam conteúdos exclusivos aos seguidores pagantes — modelo semelhante ao que já ocorre no Instagram.
Os Canais são unidirecionais: apenas administradores podem publicar mensagens, enquanto os seguidores recebem atualizações e podem reagir com emojis.
Outra novidade será o impulsionamento de Canais, possibilitando que eles ganhem mais visibilidade na aba “Explorar”. Os canais promovidos terão destaque maior, embora a Meta garanta que a maioria das recomendações continuará sendo orgânica.
Privacidade garantida, segundo a empresa
A Meta reiterou que não irá vender ou compartilhar números de telefone com anunciantes, e que dados pessoais de conversas privadas e grupos não serão utilizados para exibição de anúncios.
Em coletiva de imprensa, Alice Newton-Rex, vice-presidente de Produto do WhatsApp, declarou que usuários poderão ver anúncios mesmo sem ter contato com o número da empresa no celular.
“Essa será uma oportunidade para que usuários descubram novos negócios”, afirmou.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Extra