Com ato em Miraí, atividades alusivas ao Dia Mundial da Água são encerradas em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio ambiente, encerrou as atividades alusivas ao Dia Mundial da Água na manhã desta quarta-feira (23), com uma atividade na zona rural do município de Miraí, na Serra da Peroba, local onde é formado o Rio Muriaé, através da junção dos ribeirões Samambaia e Bom Sucesso.

A atividade contou com a presença do Prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, do Prefeito de Miraí, José Ronaldo Milani, dos secretários municipais de meio ambiente Tarick Rodrigues e Juliana Guarino, representante do SENAR, participação da Polícia Militar de Meio Ambiente, na pessoa do Sargento Madriaga e Cabo Gustavo, que desenvolvem o Programa de Educação Ambiental (PROGEA), e do presidente do Clubinho Ambiental da E. M. Dr. Justino Pereira, o aluno Arthur Silveira.

O prefeito Aloysio Aquino falou da importância da preservação, não só das nascentes, como de todo o meio ambiente, já que, nas últimas décadas, a degradação tem sido muito grande. “É fundamental essa atitude tomada pelas duas prefeituras e pela polícia ambiental, com a presença destas crianças do projeto, para que cresçam com a consciência da necessidade vital dos cuidados com o meio ambiente e com a água, que é fonte de vida”, disse.

José Ronaldo Milani, prefeito de Miraí, falou da importância do município na formação do Rio Muriaé e do entusiasmo dos alunos. “Para a gente é uma satisfação muito grande ter aqui o encontro dos dois ribeirões formando o Rio Muriaé que é um rio muito importante para nossa região. Hoje nós estamos vivendo um momento muito crítico em relação a água, meio ambiente e com certeza hoje é um marco para nossa Miraí que estamos apoiando esse movimento. A gente pode perceber aí que os garotos já vêm crescendo com uma mente diferenciada dos adultos de hoje, eu fiquei muito impressionado com a fala do aluno Arthur e com a equipe e entusiasmo dos alunos”, afirmou.

Segundo Juliana Guarino, a colocação da placa no ponto de formação do Rio Muriaé é um marco para as ações ambientais que vêm sendo desenvolvidas na região. “Quem não registra sua história, corre o risco de perdê-la. A placa que foi instalada tem o objetivo de lembrar todo o trabalho que vem sendo feito para recuperar a bacia hidrográfica, no que se refere a tratamento de esgoto, recomposição da mata ciliar, entre outras iniciativas”, destacou. “Por isso é importante o trabalho em conjunto entre as instituições, a fim de se proteger não só o rio, mas o meio ambiente como um todo”, ressaltou.

Para o Sargento Madriaga, o apoio do poder público fomenta o desejo nas crianças de fazer o correto. “A importância é muito grande não só das crianças que participaram do evento como das outras que virão, o futuro de nossos rios depende da conscientização dessas crianças e quando essas crianças têm o apoio do poder público, das presenças dos prefeitos de Muriaé e Miraí para aumentar essa responsabilidade para eles isso fomenta neles o desejo de fazer o correto. O PROGEA foi um passo muito bem acertado pala PMMA de MG., e que o PROGEA seja o marco para que outras cidades de outros estados adote o programa, se estenda a outras cidades, estados que seja feito com crianças em todo o Brasil”, disse.

Quem também gostou da atividade foi Arthur Silveira, presidente do Clubinho Ambiental da E.M. Dr. Justino Pereira. “Ser presidente é muito bom, a sensação que você vai representar o PROGEA na sua cidade nem tenho muitas palavras para descrever. Para ser um bom presidente ele tem que preservar o meio ambiente, plantar na escola, fazer outras coisas para melhorar o bem estar das pessoas e economizar água” falou.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo