Conselho da Pessoa com Deficiência de Muriaé recebe presidente do Comped-MG

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) reuniu membros e convidados nesta sexta-feira para receber o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped) de Minas Gerais, Roberto Carlos Pinto, que veio conhecer o conselho local e falar sobre iniciativas para as pessoas com deficiência.

O encontro teve a presença dos secretários de Governo, Paulo Sérgio Amaral; Obras, Carlos Kneip; Educação, Maria Amélia Xaia e adjunta da Educação, Andréa Medina; presidente da APAE Muriaé, Ênio Bernardo; presidente da AMA Muriaé, Geane Mendes; advogada Larissa Cerqueira, presidente da OAB Social; ten/PM Reinaldo Laviolla; delegado Glaydson Ferreira (representando o delegado regional Alessandro da Mata) e Mariela Sigiliano, uma cadeirante que fez um emocionante depoimento sobre as condições das pessoas com deficiência em Muriaé.

O presidente do Conselho Muriaeense, Rondineli Silva, disse que a entidade é formada por representantes das instituições de classe, e um espaço de participação democrática que realiza ações como o acompanhamento, monitoramento, avaliação e a fiscalização das políticas destinadas às pessoas com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e gestores da administração pública.

Roberto Carlos Pinto disse que conheceu Muriaé e sua estrutura e que é preciso melhoria em todos os sentidos, principalmente para as pessoas com deficiência.

“O Comped é uma instância de participação e controle social tendo como pauta a efetivação dos direitos humanos das pessoas com deficiência n Município. É preciso mais do que política, mas ação. Acessibilidade, identificação, desobstrução de calçadas, enfim, ações afirmativas”, disse.

Fonte: PMM


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo