Home / Notícias / Cidade / DEMSUR continua pesquisas para encontrar vazamentos na rede de água

DEMSUR continua pesquisas para encontrar vazamentos na rede de água

Os técnicos do setor de Água e Esgoto do Departamento de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR) continuam suas pesquisas com o Geofone. O objetivo é encontrar vazamentos na rede de água potável antes que eles aflorem. Isso evita a perda de água tratada que chega aos imóveis da cidade. Desde o dia 18 de janeiro quando começaram as pesquisas, já foram encontrados e solucionados 34 vazamentos na área avaliada. Nessa quarta-feira (12), o Diretor Geral do Demsur, Geraldo Júnior, esteve na Rua Geraldo Rodrigues, no centro, onde um vazamento deste foi localizado durante a madrugada.

Ele ressaltou a importância deste tipo de trabalho, já que, atualmente, as perdas de água potável nos vazamentos “invisíveis” chegam a 34,4% e a meta do Demsur é diminuir este valor para 20%. As estatísticas de Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ligado ao Ministério das Cidades e publicadas pela IBNET (International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities) mostram que, no Brasil, a perda física da água potável é 39% da produção. Ou seja, de cada cem litros de água tratada, 39 litros não chegam à casa dos consumidores.




As pesquisas com o geofone são realizadas por dois funcionários do Demsur durante a madrugada, já que o barulho e o movimento de veículos nas vias atrapalham a escuta. Os técnicos começam os trabalhos as 22h e terminam as 6h. Mais de 40% da cidade já foi percorrida, mas as pesquisas nunca são concluídas, porque quando eles terminarem de fazer esta primeira varredura, os trabalhos recomeçam.

Fonte: DEMSUR




Confira também

Saiba o que abre e o que fecha no feriado de 15 de novembro em Muriaé

Assim como aconteceu no último feriado nacional, no dia 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *