Prefeitura de Muriaé realiza ações e projetos para crianças

Guia Muriaé no WhatsApp

Pensando em melhorar a vida das crianças e oferecer aos pequenos muriaeenses um futuro de oportunidades, a Prefeitura de Muriaé vem realizando diversas ações e projetos voltados ao público infantil. Os investimentos abrangem as áreas de saúde, educação, esporte, ação social, meio ambiente e cultura.

Uma das primeiras ações foi a adesão de Muriaé ao Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), ainda no início de 2017. A iniciativa tem o objetivo de formular e implementar políticas públicas que assegurem a garantia dos direitos das crianças e adolescentes da cidade, possibilitando um futuro de oportunidades.

Conheça os vários projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Muriaé em prol das crianças:

Programa Prefeito Amigo da Criança

Logo nos primeiros dias de 2017, Muriaé aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. A iniciativa oferece suporte técnico aos gestores municipais, por meio de consultoria privada de forma gratuita, a fim de orientar as ações a serem desenvolvidas no município.

Atenção especial nas primeiras horas de vida

Os cuidados com os pequenos muriaeenses começam desde o nascimento. A Sala de Vacinação localizada no Hospital São Paulo, inaugurada em março deste ano pela Prefeitura e HSP, oferece as vacinas BCG e Hepatite B aos recém-nascidos já nas primeiras horas de vida. Antes de haver esse espaço, a mãe precisava sair da maternidade e ir ao Centro Municipal de Vacinação para proteger o filho de possíveis doenças.

Acompanhamento de saúde infantil

Já o acompanhamento contínuo aos bebês e crianças acontece no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, situado à Rua Coronel Izalino, próximo ao Laboratório Municipal. Inaugurado em março de 2018, o local oferece atendimento médico especializado para gestantes e crianças de até 12 anos, sempre de forma gratuita. Além disso, a Prefeitura também disponibiliza vacinas em todas as unidades de saúde de Muriaé e dos distritos. Tudo para que os pequenos possam crescer saudáveis e protegidos de doenças.

Combate ao Aedes

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, o projeto “Conhecer para Combater” tem o objetivo de ajudar a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por meio de atividades recreativas e de orientação, a iniciativa busca conscientizar as crianças sobre a importância do combate ao agente transmissor de doenças como a dengue, zika e chicungunha.

Material didático moderno

Na idade escolar, os investimentos continuam. Desde 2017, alunos da Educação Infantil recebem material didático do Sistema Etapa Público, que trata as disciplinas de forma interativa, modernizando o ensino e dando mais dinamismo ao aprendizado. Em 2018, a iniciativa foi ampliada e passou a atender, ao todo, 2.100 estudantes com idade entre 4 e 5 anos.

Atendimento especializado para crianças com deficiência

Os alunos com deficiência também recebem toda a atenção necessária. As salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão instaladas em sete escolas da rede municipal e atendem cerca de 100 crianças que precisam desse recurso. O serviço tem a proposta de oferecer atividades pedagógicas que ajudem a desenvolver habilidades, complementando o processo de escolarização.

Mais conforto na sala de aula

Recentemente, 21 escolas do Ensino Fundamental receberam 2.491 carteiras escolares. As novas cadeiras e mesas para estudantes substituíram os antigos mobiliários de escolas tanto da área urbana quanto da área rural de Muriaé.

Ampliação da rede de ensino

Duas novas unidades de ensino estão em construção atualmente em Muriaé. Uma delas é o Pró-Infância no Dornelas II; já a outra está sendo erguida entre os residenciais Nova Muriaé e Vermelho II, para receber as crianças das duas comunidades e evitar que elas precisem atravessar a rodovia BR-356 para frequentar a sala de aula.

Verificação da qualidade de ensino

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer também promove avaliações periódicas para verificar a qualidade do ensino ofertado nas escolas. Uma delas é a “Inova Muriaé”, que já está em sua segunda edição. A prova é desenvolvida em parceria com a UFJF e tem o objetivo de aferir o desempenho de aprendizagem dos estudantes.

Outra ação, mais recente e realizada pela primeira vez na última segunda-feira (8), é a “Alicerce” – avaliação que analisa o ensino nas creches e pré-escolas, a fim de aperfeiçoar a metodologia de educação na cidade. A iniciativa visa à preparação para 2019, quando a Educação Infantil passará a ser avaliada em âmbito nacional, integrando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e compondo a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados obtidos vão também contribuir para a elaboração do Plano de Ação Escolar para o próximo ano.

Vale frisar que, em 2017, Muriaé superou os números projetados para o ano no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. As médias obtidas pela cidade foram de 6,5 para o quinto ano e de 5,0 para o nono ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas municipais, enquanto as metas que haviam sido estipuladas eram de 5,8 e 4,9, respectivamente. Além disso, 90% das escolas municipais conseguiram alcançar, já neste ano, o patamar previsto para 2021, em um resultado que evidencia o sucesso das ações de educação desenvolvidas no município.

Escolinhas de esportes

Importante ferramenta de promoção e inclusão social, o esporte incentiva a prática esportiva às crianças em Muriaé. Entre as ações estão aulas de natação, orientações para o bicicross e escolinhas de futsal feminino e masculino, de vôlei e handebol.

Novo espaço para formação de futuros atletas

No distrito de Vermelho, a Prefeitura está construindo o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O ginásio de 1.600 m² incentivará a criação de escolinhas de futebol, a promoção de jogos de basquete, vôlei, futsal e atividades físicas, além de oferecer equipamentos esportivos para treinamento de jovens talentos da região.

Atividades esportivas e culturais

A assistência social de Muriaé disponibiliza nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oficinas de capoeira, taekwondo, dança e prática de esportes a aproximadamente 400 crianças e adolescentes.

Parcerias com instituições

Em parceria com o Sesc, pelo Programa Projeto de Habilidades de Estudo (PHE), são oferecidas oficinas e acompanhamento pedagógico no contraturno da escola para 100 crianças do município. Já o Projeto AABB Comunidade, que também acontece em conjunto com a Administração, desenvolve diversas oficinas para outra centena de meninos e meninas.

Nova sede da Casa Lar

Ainda na área social, a Prefeitura mantém a Casa Lar, que atualmente acolhe crianças que estão afastados do convívio familiar por meio de medidas protetivas. Ano passado, a Prefeitura inaugurou na antiga Casa da Menina, na Barra, a sede provisória da instituição, contando com espaços mais amplos, confortáveis e adequados em relação ao dos imóveis que abrigavam a instituição.

Incentivo à leitura

Para ampliar o acesso dos pequenos muriaeenses à leitura, a Prefeitura entregou no mês passado, em parceria com o projeto Itaú Social, centenas de livros de literatura brasileira e estrangeira. As obras, que são de nível infantil, infantojuvenil e juvenil, foram destinadas para as crianças que utilizam os serviços dos CRAS e para as que são acolhidas na Casa Lar.

Eventos especiais

Contribuindo também com a área social em prol das crianças, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou, nos residenciais Nova Muriaé, João Braz e Francisco Navarro Carretero, atividades lúdicas com o público infantil sobre educação ambiental, evento em comemoração ao Dia das Crianças, oficinas de dança e de artes visuais, recreação esportiva, palestra sobre proteção animal, sessão de cinema e Festa da Família.

Participação nas comunidades

Durante todo o ano, a Prefeitura também promove os eventos “Prefeitura no seu “Bairro” e “Ação Comunitária”, que têm entre seus objetivos levar lazer e diversão para as crianças dos bairros e comunidades de Muriaé.

Criança como agente multiplicador

Projetos desenvolvidos em Muriaé estão ensinando as crianças a, desde pequenas, preservarem o meio ambiente e serem multiplicadoras de boas práticas de cuidados com a natureza. Em apresentações teatrais, os palhaços Lili e Mocotó (representados por servidores do Demsur) abordam a educação ambiental de forma lúdica e participativa, mostrando a importância da destinação correta do lixo e do uso consciente da água.

Esquadrão Demsur

Outro reforço são os personagens do Esquadrão Demsur, que apresentam ao público infantil, também de maneira lúdica, os trabalhos desenvolvidos pela autarquia em Muriaé, como coleta de lixo, coleta seletiva, abastecimento de água, limpeza urbana, entre outros.

Eventos e escolares de arte

A cultura também é uma importante aliada no desenvolvimento infantil. Por meio da Fundarte, as crianças muriaeenses têm acesso a exposições, mostras, concertos, espetáculos, entre outros. Já nas escolas de arte, cerca de 400 meninos e meninas aprendem sobre música, artes visuais, teatro e dança.

Visitas culturais

Outros programas incluem visitas guiadas para centros culturais, biblioteca municipal e exposições, sempre com a participação de escolas infantis e de ensino fundamental públicas e privadas. Durante as visitas, além das explicações sobre o local do evento, também se fala sobre preservação do patrimônio cultural da cidade.

Espaços infantis em eventos tradicionais

A programação de eventos tradicionais no município também inclui as crianças. Festas como o “Gastronomia na Serra”, a “Praça das Artes” e a “Virada Cultural” sempre contam com oficinas infantis de culinária, música e outras atividades. Já o pré-carnaval “Esquenta Muriaé” oferece matinê, escola de samba mirim e concurso de fantasia para a meninada. Já no fim do ano, é a vez do Natal contemplar os pequenos muriaeenses, com apresentação de corais e a presença do Papai Noel alegrando as famílias.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo