Torneio Curraleiro registra recorde regional de coleta de leite em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O Torneio Curraleiro, que está acontecendo pela segunda vez em Muriaé, apresentou resultados recordes no dia 9 de agosto, na Fazenda de Fernando Levate, quando uma vaca da raça Girolando produziu 60 quilos de leite em duas ordenhas no mesmo dia.


O campeonato é formado por pequenos proprietários rurais que participam do programa “Muriaé + Leite”, assim como por um grupo que recebe o nome de “Amigos”, formado por criadores que quiseram acompanhar as atividades do concurso leiteiro. O evento incentiva a ampliação da produção de leite, promove a troca de ideias e cria novas possibilidades de negócios.

Os encontros do Torneio Curraleiro aconteciam sempre às quintas-feiras, a partir de 18h, horário em que se realiza a pesagem do leite. As penúltima confraternização no dia 16 de agosto, na propriedade de José Cardoso, no Divisório. A última será realizada no dia 30 de agosto, no sitio de Ocimar Pires (Cimarzinho), no Macuco.

– O participantes do campeonato, Fernando Levate, está há muitos anos selecionando o gado leiteiro. Ele faz parte no grupo ‘Amigos’. Os outros participantes também produzem grande quantidade de leite, acima de 45 quilos, pois investem em assistência de veterinários, vacinas, ração de qualidade e suplementos. Todos investindo em evolução genética – explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho.

Um dos visitantes do evento e interessado em participar do próximo campeonato, Júlio Nogueira, disse que é impressionante a qualidade dos animais.

– Produzir 60 litros em duas retiradas em um só dia é inédito. Há anos isto não acontece em toda região. Parabenizo a dedicação e aos investimentos do proprietário da vaca, assim como ao veterinário que cuida dela – frisou ele.

No dia 31 de agosto, o campeonato se encerra com comemoração no Teatro Zaccaria Marques, onde os vencedores receberão prêmios.

– Queremos desenvolver a economia no campo. Criamos o ‘Muriaé + Leite’ para dar assistência técnica aos pequenos produtores a cada 45 dias. Este tipo de torneio tem divulgado muito a nossa região. Desta vez, um animal produziu uma quantidade recorde de leite. Foram 60 quilos. É muito se formos analisar a produção média, que é de 45 a 55 quilos. Estamos criando uma nova realidade para os produtores rurais, estimulando a criação de novos negócios – disse o prefeito Grego.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo