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Educação de Muriaé conquista dois títulos em premiação nacional

Muriaé foi um dos destaques da edição 2019 do Prêmio Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Na cerimônia que aconteceu na última terça-feira (11) em São Paulo, a cidade conquistou dois troféus: um na categoria Gestão Escolar e outro na modalidade Jovens Mobilizadores, com o projeto “Biblioteca Virtual”.

O município foi representado no evento pela secretária de Educação, Maria da Conceição Rodrigues de Souza (a Nininha) e pela coordenadora de Educação Infantil, Pollyana Matos.

Biblioteca Virtual – Criado em maio de 2019 na Escola Municipal Professora Elza Rogério (bairro Gaspar), o projeto teve o objetivo de incentivar a leitura entre os próprios alunos e também junto à comunidade. “O acervo de livros da escola não supria as necessidades dos alunos. E eles mesmos, como utilizam muito as novas mídias, como celular e tablet, tiveram a ideia de criarmos a Biblioteca Virtual”, conta a diretora da instituição, Anelisa Dutra.




O passo seguinte foi buscar o apoio da Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, que colocou seu Núcleo de Tecnologia à disposição. Assim, a iniciativa foi criada e, mais do que isso, se espalhou: chegou à escola do bairro João 23 e caminha agora para ser implementada também no Inconfidência.

A Biblioteca Virtual é aberta a todos os interessados. São centenas de itens gratuitos, incluindo clássicos da literatura, coleções juvenis, livros e gibis infantis e até redações premiadas escritas por alunos da rede municipal. E o melhor: o acesso é totalmente gratuito. O acervo completo está disponível no endereço mfeducar.esy.es/Leitura.

Gestão Escolar – Com notável evolução em todos os critérios de avaliação, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé através da Secretaria Municipal de Educação garantiu também o troféu da categoria “Gestão Escolar” na última edição do Prêmio PVE.




Se em 2018 o trabalho ainda alcançava no máximo o terceiro nível de classificação nos critérios, em 2019 os índices passaram para outro patamar: das oito competências que são avaliadas pela equipe da PVE, cinco foram classificadas já como “robustas”, atingindo o quarto – e mais alto – nível de ranqueamento.

O sucesso não aconteceu por acaso. O plano de ações veio para legitimar um processo que já havia sido iniciado na rede municipal e que contava com autoavaliações para verificação de desempenho de cada escola.




“Através da Parceria pela Valorização da Educação, a rede entendeu as autoavaliações como ferramentas de gestão, que ajudam a identificar demandas e a propor ações coerentes a elas”, explica Pollyana. “Assim acreditamos que nossos alunos cada vez mais vão conseguir ser alfabetizados no tempo certo, porque a educação infantil está sendo feita com qualidade”, complementa.

Fonte: PMM

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