Escolas estaduais autorizadas a retomar as atividades presenciais estão se organizando para receber os alunos

Guia Muriaé no WhatsApp

Na Escola Estadual Nossa Senhora da Lapa, no município de Virgem da Lapa, o primeiro dia para a organização da retomada das atividades presenciais foi marcado por discussões relacionadas à dinâmica do retorno presencial e estudo dos documentos orientadores encaminhados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

“Fizemos uma reunião seguindo todas as medidas de segurança. Demos início ao planejamento do retorno e acolhimento dos estudantes. Também falamos sobre a divisão das turmas, que será uma das medidas de segurança para alunos e professores”, conta o diretor da escola, Frederico Fernandes de Castro.

A primeira reunião presencial com os profissionais da escola foi realizada nesta segunda-feira (5/10), data em que o Governo de Minas autorizou a abertura das unidades de ensino.

Na rede pública estadual de educação, o retorno vai ser gradual, apenas nos municípios localizados na onda verde do plano Minas Consciente, e que têm autorização das prefeituras para ofertar atividades presenciais. Neste primeiro momento, a volta às atividades presenciais é somente dos alunos do 3º ano do ensino médio.

Durante esta semana, estarão presentes nas escolas professores, vice-diretores, especialistas e servidores administrativos, conforme escala definida pelo diretor. Os servidores do grupo de risco permanecem em teletrabalho.

Além da organização pedagógica, durante esta semana, os gestores escolares também estão implementando as recomendações contidas no protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Eles também devem preencher o checklist do protocolo e entregar para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) o documento assinado e validado pelos Inspetores Escolares.

“Mostrei para os profissionais o conjunto de ações que precisamos cumprir para que a nossa escola seja liberada para abrir. Com o checklist em mãos, ficou mais fácil para saber tudo o que precisamos comprar para adequar nossa escola às recomendações do protocolo”, conclui Frederico.

Atividades presenciais

Em Minas Gerais, as atividades presenciais na rede estadual de ensino, para os alunos do 3º ano do ensino médio, serão retomadas no dia 19 de outubro. O atendimento desta etapa da educação básica é prioridade por causa da aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A presença dos alunos nas escolas é optativa e a decisão será das próprias famílias. Quem preferir não frequentar as atividades presenciais não terá falta computada ou perderá o dia letivo. Para os alunos que não comparecerem, será mantido o Regime de Estudo não Presencial, que é integrado pelas teleaulas do Se Liga na Educação, pelo aplicativo Conexão Escola e pelo Plano de Estudo Tutorado (PET). No estado, todo o processo de contabilização de carga horária do aluno será feito a partir da execução dos PETs.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo