Home / Notícias / Educação / Programa educacional inicia novo ciclo de formação em Muriaé

Programa educacional inicia novo ciclo de formação em Muriaé

Muriaé iniciou nesta semana mais um ciclo de capacitações do Programa “Parceria pela Valorização da Educação”, o PVE, que tem como objetivo contribuir com a qualificação de práticas de gestão educacional e com a mobilização social de comunidades em prol da melhoria do ensino.

Os encontros aconteceram nesta segunda, terça e quarta-feira (15, 16 e 17), no Centro Administrativo e Teatro Zaccaria Marques. As atividades de formação envolveram profissionais Secretaria Municipal de Educação, além de diretores, coordenadores, pedagogos, jovens e comunidade.

Em 2019, seis escolas de Educação Infantil da rede municipal – Irene Dias Nunes (Santo Antônio), Maria do Carmo Cerqueira Castro (Joanópolis), José Miguel Muahad (Barra), Terezinha Maria Oliveira Ribeiro (São Cristóvão), Ricardo Oliveira Morais de Azevedo (Safira) e Zuleima Cézar de Araújo (São Pedro) – serão contempladas com o PVE, realizando estudos e práticas de melhorias em gestão escolar. Em 2018, o projeto foi desenvolvido em 16 escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) da rede municipal de educação.




Neste ano, ficou definido o tema “Gestão com Foco na Aprendizagem”, apoiando os gestores na análise de resultados de aprendizagem e qualificação das rotinas de trabalho, na formação continuada dos professores, a fim de que os alunos aprendam mais, melhor e no tempo certo.

A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Pollyana Matos, afirma que o PVE veio ao encontro do que se pretende estabelecer quanto à estrutura documental curricular e de registro de aprendizagem da Educação Infantil. “Demos início a esse processo em 2017, quando elaboramos o quadro curricular da educação infantil, fizemos a sondagem de diagnóstico das escolas da rede, estruturamos o uso de apostila para unificar o currículo e fizemos, em 2018, a primeira avaliação das escolas da rede municipal, a ‘Alicerce’ , através da qual as escolas estruturaram planos de ações gestoras para suas escolas. O PVE agora vai nos ajudar a regimentar com mais propriedade todos esses dados”, diz.

O PVE




Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE conta também com apoio da equipe pedagógica da Comunidade Educativa (CEDAC), parceira na aplicação das práticas de gestão do programa.

“O objetivo do PVE é auxiliar no avanço da aprendizagem dos alunos para contribuir com uma educação de mais qualidade”, afirma a técnica formadora do CEDAC em Muriaé, Maria das Graças Nogueira Cruz, a Dadaça.




Fonte: PMM

Confira também

Prefeitura de Muriaé abre vaga temporária nesta quinta

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou um novo edital de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *