Home / Notícias / Educação / Universidade de Coimbra oferecerá 630 vagas para ingresso de brasileiros por meio do Enem

Universidade de Coimbra oferecerá 630 vagas para ingresso de brasileiros por meio do Enem

Após anunciar a adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Universidade de Coimbra, de Portugal, informou que irá oferecer cerca de 630 vagas para brasileiros.

O anúncio foi feito durante encontro do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Chico Soares, com o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, nesta segunda-feira (26), em Brasília. Eles assinaram protocolo de intenções que oficializa a utilização do exame para o acesso de estudantes brasileiros naquela universidade.

Segundo Chico Soares, o reconhecimento internacional do Enem mostra a legitimação desse exame. “O Enem está estabilizado e por isso passa a ser um exame reconhecido por outras universidades importantes também fora do país. Isso é a legitimação desse exame”, afirmou.




A Universidade de Coimbra já recebeu centenas de estudantes brasileiros selecionados no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais e do programa Ciência sem Fronteiras, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De acordo com o reitor João Gabriel, o Enem é eficaz na avaliação dos candidatos. “Podemos verificar que o Enem avalia realmente a capacidade dos candidatos, pois os estudantes com melhores classificações no exame são de fato estudantes de grande qualidade”, disse.

O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou a importância do Enem. “Além de democratizar o acesso à educação superior, o conteúdo do exame influencia diretamente o currículo do ensino médio”, afirmou o ministro. “Essa decisão da Universidade de Coimbra reforça o processo de consolidação do Enem”, concluiu.

Os candidatos interessados a concorrer a uma vaga na Universidade de Coimba devem obter a nota mínima de 600 pontos no Enem. Para tentar o acesso as vagas disponíveis, o estudante deve fazer sua matrícula no site da universidade até o dia 13 de junho, devendo apresentar o certificado de conclusão do ensino médio e o resultado do Enem em 2011, 2012 ou 2013.




A Universidade de Coimbra é uma das universidades mais antigas do mundo (foi fundada em 1290) e é referência em Portugal e na Europa.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do MEC / Foto: Diego Rocha/MEC




Confira também

Diversos cursos profissionalizantes serão oferecidos em fevereiro

A Prefeitura de Muriaé, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) e o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *