Cineasta Sabrina Fidalgo participa do Fórum de Cultura de Muriaé e Região

Guia Muriaé no WhatsApp

O 6ª Fórum de Cultura de Muriaé e Região aconteceu nesta última semana, entre os dias 15 e 16 de dezembro, e contou com a participação da cineasta carioca Sabrina Fidalgo.

Sabrina Fidalgo estudou artes cênicas no Rio de Janeiro, após isso foi para a Alemanha onde estudou cinema. Em seguida, ganhou uma bolsa para estudar roteiro em uma universidade na Espanha. Paralelamente, passou a trabalhar em filmes da escola, onde conseguiu fazer seu primeiro curta, que foi sobre um festival de música na Espanha. “A partir dai comecei a fazer meus projetos e trabalhando em outras funções em outros filmes, até voltar ao Rio de Janeiro em 2008”, disse.

O seu último trabalho foi o curta de ficção “Rainha”, que foi filmado em Cataguases e gravado nos barracões das escolas de samba do município durante o carnaval. O filme foi vencedor na categoria diretor convidado no edital do Projeto Usina Criativa de Cinema, iniciativa da Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Polo Audiovisual da Zona Mata de Minas Gerais. “Queríamos inicialmente filmar no Rio de Janeiro, contudo teríamos muita burocracia para filmar por lá durante o carnaval. Com isso optamos por filmar mesmo em Cataguases, onde recebemos todo o apoio”, relatou.

O curta “Rainha”, que foi exibido durante o fórum, contou com a participação de diversos profissionais da zona da mata mineira e do Rio de Janeiro, incluindo a participação da ONG Identidade das Ruas de Muriaé, a Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha e a Liga Carnavalesca de Muriaé (LICAMUR). “Tivemos o apoio primordial de Muriaé, pois conseguimos os figurinos emprestados, já que o carnaval em Muriaé foi uma semana antes de Cataguases, onde não conseguimos o figurino emprestado, uma vez que eles estariam sendo usados”, afirmou.

O filme foi estrelado pela atriz global Ana Flavia Cavalcanti. Em entrevista ao Guia Muriaé, a cineasta Sabrina Fidalgo fala sobre a história do curta e também sobre a importância do edital para a produção do filme.

Assista a parte da entrevista ao Guia Muriaé:

Quem também participaria do fórum seria o cineasta muriaeense Bruno Bennec, porém ele não pode comparecer devido a compromissos profissionais, pois está atuando como ator nas filmagens de uma minissérie da TV Bandeirantes.

6ª Fórum de Cultura de Muriaé e Região

O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Muriaé, Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (FUNDARTE), Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural.

Durante o fórum foi realizada as projeções de filmes realizados pelos alunos da Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scala, além do teaser do curta de “Nossa Gente, Muriaé”, de Bruno Scalla
(aprovado pelo Edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Alcyr Pires Vermelho) e do curta “A Luta”, de Bruno Bennec (também aprovado no edital Usina Criativa de Cinema 2016).

Também foi exibido um mini-documentário sobre o longa-metragem “Correndo Atrás”, que foi quase todo filmado em Muriaé.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo