Crianças em tratamento oncológico participam da Exposição Humanizarte em Muriaé
A Exposição Humanizarte busca estimular a criatividade destas crianças e encorajá-las a expressarem sentimentos. Ao todo, 20 pacientes participaram do projeto, que além de pintar as telas, também escreveram poemas, com uma breve explicação de suas obras.
Para prestigiar estes artistas mirins, o evento reuniu figuras importantes de Muriaé, como o empresário Luciano Varella, os representantes do Sicredi, Economart, Cineveredas entre outros.
Para Luciano Varella, que também é presidente do conselho fiscal da instituição, esta é uma ação que ajuda as crianças que estão em tratamento, pois retoma algumas atividades escolares, diminuindo o impacto dos logos dias de internação.
Para ele, estas ações retomam o espírito infantil, “Em momentos difíceis, podemos perder a esperança e a fé por isto, é preciso resgatar esta essência, de se deixar ser criança.”
Hyara Rodrigues é a pedagoga hospitalar idealizadora do projeto, para ela, a arte é um instrumento poderoso, daí a ideia de organizar a exposição.
“É por meio dos traços, texturas e cores que as crianças podem expressar seus sentimentos de maneira espontânea”, afirma.
A pequena E., de apenas 7 anos, faz tratamento no Hospital do Câncer de Muriaé e pintou o quadro: “Um dia ensolarado”.
Sua mãe acompanhou a produção da filha e diz que E. está empolgada em ser reconhecida como uma artista mirim.
“Este projeto é lindo, o quadro da E. retrata um dia ensolarado, porque quando acabar o tratamento, o desejo dela é curtir este dia de sol. Este quadro simboliza a forma como ela enxerga o futuro, quando completar o tratamento.”
A exposição Humanizarte é aberta ao público e está disponível até o dia 30 de julho, na Pinacoteca do Memorial, na Av. Cristiano Ferreira Varella, 555 – Bairro Universitário – Muriaé.
Para mais informações, ligue (32) 3729-7000 ou entre em contato através do e-mail: [email protected]
Fonte: FCV