Prêmio Bernadete Andrade Silva acontece nesta quinta-feira em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O “Prêmio Maria Bernadete Andrade Silva”, de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé, será nesta quinta-feira, às 19h, no Paço Municipal, Praça Coronel Pacheco de Medeiros. A Prefeitura e Fundarte premiam as iniciativas de preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural do município.


A homenagem é em reconhecimento à antiga funcionária que foi a responsável pela montagem de toda a documentação necessária para transformar a antiga Secretaria de Cultura em Fundação de Cultura e Artes.

Bernadete acompanhou processos junto à Promotoria Pública até a concretização deles, além de haver sido a responsável pela organização da documentação que deu origem aos projetos à Lei de Incentivo à Cultura que angariaram recursos, provindos do Estado e União.

Por meio dos projetos aprovados, o município pôde realizar obras e a reestruturação de espaços culturais, como a construção da Escola Municipal de Música Leonel Vargas, restauro do Grande Hotel Muriahe (1ª parte – parceria com Energisa e Usiminas) e a segunda parte, a restauração das fachadas, complementação do Teatro Zaccaria Marques (Fundo Nacional de Cultura), reformulação do Teatro Belmira Vilas Boas, reforma do Paço Municipal, da Biblioteca, entre outros.

Os homenageados da solenidade serão na categoria patrimônio material, pela reabilitação do espaço Belmira Vilas Boas, a diretora da Fundarte, Gilca Napier; pela manutenção de patrimônios tombados, Alexandre Ferreira; pela organização da Feira da Barra aos domingos, Raimundo Nonato; pela responsabilidade social junto a Escola Doutor Antônio Canêdo, Wagner Rocha e por ações educativas a frente do IF Sudeste, Natalino da Silva de Oliveira.

No fechamento do evento, o diretor do museu do Arquivo Municipal, João Carlos Vargas, explicará sobre as ações que veem sendo tomadas em prol da preservação da memória, resguardando com isto a historiografia de Muriaé.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo