Campeonato de xadrez reúne mais de 100 jogadores de cidades região

Guia Muriaé no WhatsApp

O 9º Campeonato Municipal de Xadrez contou com mais de 100 participantes de Muriaé e região. O evento realizado na Praça Coronel Pacheco de Medeiros, no último domingo, teve como objetivo valorizar a prática do jogo, que desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.


A competição envolveu crianças, jovens e adultos de 14 cidades: além de Muriaé, Miracema, Santana de Cataguases, Astolfo Dutra, Ubá, Antônio Prado de Minas, Guiricema, Barão do Monte Alto, Rosário da Limeira, Itaperuna (Raposo), Ipatinga, Leopoldina, Manhuaçu e Patrocínio do Muriaé também tiveram representantes.

O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores que utilizam um tabuleiro com 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha.

“Esta modalidade esportiva é um exercício de memória. Estudos mostram que estudantes que jogam xadrez regularmente aumentam suas notas em todas as matérias. Ele também colabora com habilidades organizacionais, colocando em constante atividade a capacidade cognitiva de jovens e adultos. Nossa proposta é envolver todas as modalidades do esporte da cidade”, disse o coordenador da Fundarte, Vanderlei Paul.

Foram cinco rodadas para cada categoria. A competição, organizada de forma regulamentada pela Fundarte, Prefeitura e Clube de Xadrez de Muriaé, teve arbitragem de Matheus Marge e supervisão de vários funcionários do setor, visando uma seguridade e pontuação precisa para os participantes.

Os três primeiros colocados nas categorias Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 17 e ‘Adultos’ receberam premiações:

Sub 8 – 1º lugar: Sofia (Muriaé), 2º lugar: Guilherme (Muriaé), 3º lugar: Gabriel Moreira (Espera Feliz)

Sub 10 – 1º lugar: Rafael (Muriaé), 2º lugar: Gabriel Gonçalves (Muriaé), 3º lugar: Heitor (Muriaé)

Sub 12 – 1º lugar: Alan (Antônio Padro de Minas), 2º lugar: Bianca (Muriaé), 3º lugar: Emanuel (Antônio Padro de Minas)

Sub 14 – 1º lugar: Kauã (Muriaé), 2º lugar: Angélica (Muriaé), 3º Lugar: Paulo Victor (Antônio Prado de Minas)

Sub 17 – 1º lugar: Wendrick (Miracema), 2º lugar: Maurício (Antônio Prado de Minas), 3º lugar: Gabriella (Antônio Prado de Minas)

Adulto – 1º lugar: Ruan (Muriaé), 2º lugar: Patrick (Muriaé), 3º lugar: Matheus (Mirai)

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo