Muriaeenses apresentam cantigas de capoeira em festival em BH

Guia Muriaé no WhatsApp

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecido pela Prefeitura de Muriaé nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, apresentaram músicas no Festival Zumbido – Cantigas de Capoeira. O evento foi realizado nos dias 10 e 11 deste mês, respectivamente na Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (FICAG) e Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Belo Horizonte.

Nesses dois dias, eles tiveram contato e aprenderam mais sobre a capoeira com professores e mestres renomados no cenário nacional. No dia 10, a programação incluiu lançamento de livro e de dois CDs de cantigas de capoeira, além de roda de conversa com os mestres Boa Voz e Museu, conhecidos no segmento. Boa Voz e Museu relataram sobre a importância da musicalidade, ritmo, harmonia e o resgate cultural através da música na capoeira.

Já no dia seguinte, as crianças e os adolescentes apresentaram oito cantigas. As músicas são resultado do trabalho realizado desde fevereiro nas oficinas do SCFV nos CRAS, cujo objetivo foi desenvolver a leitura, redação e composição de canções, ensinar o contexto desta arte marcial na inclusão social, além de reforçar a importância dos grandes mestres capoeiristas. Além disso, participaram também de uma roda de rua na Praça da Estação, ao lado do Centro de Referência da Juventude.

O facilitador de oficinas de capoeira dos CRAS, formando Paulo Sérgio Guimarães, o Babinha, ressalta a importância desta experiência para seus alunos. “A participação nestes eventos permitiu a troca de experiências e conhecimento aprofundado dos fundamentos da capoeira. Eles também puderam jogar capoeira com grandes professores e mestres do cenário nacional”, conta.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo