NAC recebe valores por transferência de ex-atleta da base para o futebol português

Através do mecanismo de solidariedade da FIFA, o Nacional recebeu valores sobre a negociação do atleta Gabriel do Carmo de Lima para o Portimonense, equipe da primeira divisão de Portugal.

O atacante, atualmente com 19 anos, foi vendido pelo Iranduba/AM para a equipe portuguesa em setembro de 2019 e está atuando no time Sub-23. A partir daí o Nacional solicitou o repasse dos valores a que tinha direito por ser um dos formadores do atleta.

Gabriel defendeu o NAC em 2017, quando disputou o Campeonato Mineiro Sub-17. O centroavante esteve vinculado ao clube por aproximadamente um semestre e depois passou por Sul-América e Nacional, ambos do Amazonas, até chegar ao Iranduba, onde se destacou no Campeonato Amazonense profissional de 2019.

O mecanismo de solidariedade foi criado pela FIFA para ajudar os clubes que contribuíram na formação dos atletas. A cada transferência, até 5% são destinados para os formadores, considerando a idade entre 12 e 23 anos. O NAC ficou com uma porcentagem menor, proporcional ao tempo que o atleta passou no clube.

O Nacional destaca a importância da base no futebol e ressalta que, assim como Gabriel, vários outros atletas que jogam ou já jogaram pelo clube podem dar retorno futuramente.

O NAC conta com escolinhas e categorias de base ativas, que estão com as atividades paralisadas no momento, por conta da pandemia. Mas assim que as autoridades liberarem, haverá a retomada dos treinos.

O clube havia inclusive confirmado participação nos Campeonatos Mineiros Sub-15 e Sub-17 e agora aguarda resolução da Federação Mineira sobre a realização da competição.

Fonte: NAC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre