9 dicas para melhorar suas habilidades de edição de vídeo

Guia Muriaé no WhatsApp

Você com certeza já se deparou com algum vídeo muito elaborado na internet, e eu não estou falando de takes gravados com uma boa câmera, mas aqueles em que o autor capricha na edição de alto nível e entrega um material de qualidade.

Não é a toa que canais como o Brainstorm Tutoriais continuam crescendo. O mercado de edição está bombando e cada dia mais necessitado de bons profissionais para a demanda de influencerse empresas.

E não precisa ser um expert para conseguir produzir um bom material que conquiste o público, você pode editar um vídeo usando os recursos mais simples e que não precisam ter um custo elevado.

Seja para a produção de um documentário ou até mesmo um vídeo de aniversário básico, a edição faz toda diferença e ajuda a dar um glow a mais no seu projeto.

Para te ajudar a aprimorar seu trabalho de edição, a gente trouxe 9 dicas que com certeza farão toda diferença:

1 – Tenha um bom computador ou celular

Não é necessário que seja aquele equipamento de última geração, mas um celular ou computador com uma boa memória com certeza vão te auxiliar na hora da edição. Esses aparelhos serão seus maiores aliados para editar, então escolha bem aquele que vai atender às suas necessidades.

2 – Escolha um app ou software de qualidade

Hoje a internet permite que as pessoas baixem aplicativos ou softwares grátis, mas com uma qualidade elevada. As interfaces dessas plataformas são muito intuitivas e existem vídeos que ensinam como elas funcionam, então você não terá dificuldades para seguir sua edição.

3 – Tenha um roteiro planejado

Na hora de editar, deixe na maior ordem possível todas as partes do vídeo. Crie um roteiro, mesmo que simples como começo, meio e final do material para essa etapa ser mais mais tranquila e demandar menos tempo e esforço. Você pode anotar em um bloco de notas ou até criar um documento só para isso e listar qual será a ordem dos takes.

4 – Cortes e transições

Os cortes dos vídeos são muito importantes para o trabalho final.  Procure se atentar aos momentos de ação, isso ajudará muito na edição das transições, que são essenciais. O espectador estará atento aos detalhes, então busque finalizar uma parte que encaixe com a seguinte e faça sentido no material.

5 – Apague os erros

Durante a gravação de uma entrevista, por exemplo, é muito comum que a pessoa apresente algumas expressões mal colocadas ou vícios de linguagem, já que elas estão falando de forma natural e ao vivo. Por isso, é papel do editor remover esses pequenos erros para que melhore a experiência de quem está assistindo.

6 – Escolha uma boa música

Uma boa edição pede uma trilha sonora de qualidade, sempre. Se o seu vídeo não tiver o áudio original ou narrações específicas, pesquise por músicas que tenham relação com o tema da sua produção. Os efeitos sonoros também ajudam muito a conquistar a atenção do espectador e despertar a curiosidade.

7 – Opte por mais de um plano

É interessante observar o posicionamento da imagem no vídeo, pois isso faz total diferença para quem assiste. O primeiro plano é interessante se você deseja dar ênfase a alguma pessoa para mostrar os detalhes, já os planos mais abertos ajudam a ter uma visão geral da cena. Intercalar esses planos no seu material vai trazer dinamismo e profissionalizar a entrega.

8 – Não esqueça as legendas

Muitos produtores hoje utilizam as legendas nos vídeos e isso se tornou uma grande ferramenta para as pessoas com deficiência. Tente legendar seu conteúdo para que ele se torne mais acessível e consiga atingir um maior público.

9 – Evite usar zoom digital

Evite dar zoom nas filmagens na hora da edição, isso pode fazer com que o vídeo fique borrado ou pixelado, diminuindo a qualidade da imagem. Se precisar dar um close maior em alguma parte, opte por cortar a imagem ou algum outro recurso de moldura.

Este guia básico é essencial para deixar salvo na sua área de trabalho. Estude cada item separadamente e garanta sua profissionalização nessa arte que é cada vez mais requisitada hoje em dia.

https://www.olivetreefilmes.com.br/blog/dicas-para-uma-excelente-edicao-de-video/

https://invideo.io/pt/blog/dicas-edicao-de-video/

https://blog.hotmart.com/pt-br/filmagem-profissional/

https://www.avmakers.com.br/blog/como-melhorar-seu-tempo-de-edicao

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo