FBI alerta: não carregue o celular em tomada USB pública
Entradas podem estar infectadas com malware.
Não importa o quão descarregada a bateria do seu celular, tablet ou laptop possa estar, autoridades federais de segurança dos Estados Unidos recomendam que você deve evitar usar estações de carregamento USB gratuitas quando viajar.
O escritório do FBI em Denver emitiu um alerta na semana passada de que as portas USB públicas, como as encontradas em aeroportos e shoppings, representam uma ameaça à segurança digital e podem ser comprometidas por ladrões de identidade.
“Criminosos descobriram maneiras de usar portas USB públicas para introduzir malware e software de monitoramento em dispositivos”, twittou o FBI. “Leve seu próprio carregador e cabo USB e use uma tomada elétrica em vez disso”.
Não ficou claro o que motivou o aviso do FBI. No entanto, as preocupações com as portas de carregamento USB públicas persistem há muitos anos.
Em 2019, o Escritório do Procurador do Condado de Los Angeles, também nos Estados Unidos, emitiu um alerta sobre “roubo de energia”, como é frequentemente chamado.
“Assim que o usuário desavisado conecta, seu telefone ou dispositivo eletrônico fica infectado”, disse o procurador assistente Luke Sisak. “Em questões de minutos após estar conectado, o malware pode bloquear o dispositivo ou enviar informações privadas como senhas, endereços ou até mesmo uma cópia de segurança completa do telefone diretamente para o criminoso”.
Essa carga gratuita pode esvaziar sua conta bancária, alertou o procurador Sisak.
Na ocasião, o escritório do procurador ofereceu as seguintes dicas:
* Use uma tomada de energia, não uma estação de carregamento USB;
* Leve seus próprios carregadores de tomada e carregadores veiculares quando for viajar;
* Considere comprar um carregador portátil (power bank) para emergências.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do KTLA