Resumo da novela Império – Capítulo 196, quinta-feira (05/03)

Guia Muriaé no WhatsApp

Vai ao ar hoje (05/03), na Globo, o capítulo 196 da novela Império. No capítulo desta quinta-feira, Maurílio conversa com um carcereiro. Xana conversa com Cristina sobre Maria Clara. Amanda e José Pedro discutem. Magnólia repreende Severo.

Orville e Helena desconfiam da viagem repentina de Jonas. Enrico e Cláudio se despedem. Maria Clara liga para Enrico. Maria Marta se prepara para viajar para Petrópolis. Lorraine lê um bilhete misterioso que está na casa de Silviano. Maria Ísis aceita dormir na casa de José Alfredo. Lorraine vai até a joalheria Império com Ismael. Danielle liga para Érika. Silviano conversa com Merival sobre a prisão de Maurílio. Maria Marta e Brigel chegam a Petrópolis.

Maria Clara mostra a José Pedro e João Lucas os desenhos da sua nova coleção. José Alfredo questiona José Pedro. José Alfredo se encontra com Maria Marta e eles descobrem quem comprou a mansão de Petrópolis. José Alfredo desconfia do fato da piscina da casa estar coberta.

Leia também: Resumo do capítulo de hoje, sexta-feira (06/03)

Zé descobre que Jesuína comprou casa e encontra fortuna

Marta (Lilia Cabral) e José Alfredo (Alexandre Nero) chegam à mansão de Petrópolis. ”Fecharam a piscina, você acredita nisso? Taparam com uma laje, grama e tudo”, conta a madame.

Enquanto isso, Josué (Roberto Birindelli) chega com a notícia surpreendente de que Jesuína Ferreira (Laura Cardoso) foi quem comprou à vista a mansão. “Dona Jesuína? Aquela velhinha pobre lá de São João del Rey? Que supostamente era a mãe de Maurílio?”, questiona o Comendador.

Desconfiado, Zé Alfredo resolve cavar no local da pisicina e faz uma descoberta e tanto. “Meu Deus! Estou passando mal! Quanto euro! Uma fortuna em euros! De onde veio isso?”, pergunta Marta ao ver a quantidade de dinheiro dentro da piscina. ”Dos meus bolsos… E dos cofres da Império”, responde José Alfredo.

Isis aceita morar com Zé na casa dos Medeiros

Ao saber que Marta (Lilia Cabral) vai passar um tempo em Petrópolis, Zé Alfredo (Alexandre Nero) corre até Isis (Marina Ruy Barbosa) e pede para a namorada morar com ele. A ninfeta avisa que não era só a aristocrata que a fazia se sentir mal, mas os filhos também. De tanto Zé insistir, a ninfeta fala para ele ir morar com ela.

Mas, metódico como sempre, o Comendador avisa que não consegue ficar longe de sua casa. Ele continua implorando, até que ela aceita fazer uma experiência. “Finalmente! Ô, mulher difícil! Faz as malas lá!”, pede Zé.

Zé Alfredo descobre bilhete de Pedro para Silviano

Lorraine (Dani Barros) dá com a língua nos dentes e conta para Cristina (Leandra Leal) e José Alfredo (Alexandre Nero) que Pedro (Caio Blat) deixou um bilhete suspeito na casa de Silviano (Othon Bastos). ”Mas que armação é essa dele e do Silviano? E logo o José Pedro, que sempre defendeu a mamãe? Que conluio dos infernos é esse, me digam?”, questiona o todo-poderoso após ler o recado.

O Comendador fica ainda mais intrigado: “Que perigo representa para o nosso ex-mordomo a ida de Marta à mansão que era dela em Petrópolis? Me fala, que eu não sei! Estou perdidinho, perdidinho”. Preocupado, ele resolve ligar e questionar a madame.

Zé confronta Pedro: ‘É você o Fabrício Melgaço?’

O bilhete deixado por Zé Pedro (Caio Blat) para Silviano (Othon Bastos) está dando o que falar! Ele chegou às mãos de Zé Alfredo (Alexandre Nero). O Comendador está nervosíssimo para entender o motivo do alerta que o filho queria dar ao ex-mordomo. Não demora muito e o Comendador coloca Pedro contra a parede.

“A mãe passou procuração pra imobiliária que ia oferecer o imóvel ao mercado, mas nisso, Silviano indicou o comprador e o negócio foi fechado. Ela não sabe da participação dele. E ele se sentiu mal por cobrar, mas precisava do dinheiro”, explica José Pedro sobre ter deixado o bilhete para o ex-mordomo.

Mesmo com a justificativa do filho, Zé Alfredo quer saber: “Responde, cabra! É você o Fabrício Melgaço?”. Indignado, Zé Pedro joga na cara: “Só quero o teu respeito, a tua admiração, o teu amor! Foi o que eu quis a vida inteira… Vivo de mendigar a tua atenção, mas eu sou constantemente humilhado! Sou motivo de desconfiança, o filho rejeitado! No fundo você esperava que eu não tivesse o teu sangue, e preferia que eu fosse filho do Silviano, não é?”

Mas o Comendador tem mais uma desconfiança. Ele quer entender como Zé Pedro tinha a chave da casa de Silviano. Mais uma vez, o rapaz consegue achar uma saída. “Foi aí que Silviano deu uma cópia da chave da casa dele para mim e outra para Amanda (Adriana Birolli)… Para que a gente se encontrasse lá sem que você desconfiasse”, explica Zé Pedro.

Será que o Comendador vai acreditar?

Zé cobra explicações de Marta após ler bilhete misterioso

Intrigado com o bilhete de José Pedro (Caio Blat) para Silviano (Othon Bastos), onde o filho alerta o mordomo sobre a ida de Maria Marta (Lilia Cabral) a Petrópolis, José Alfredo (Alexandre Nero) resolve tirar a história a limpo com a madame.

”Então, já que vai mesmo, não faça muitas perguntas lá… Nem dê maiores bandeiras… Melhor ainda: apenas faça hora, diga que é só uma visita nostálgica… E espere até que eu chegue”, exige o Comendador à esposa. Enquanto isso, ele chama Josué (Roberto Birindelli) para a viagem. ”Vamos subir a serra”, decreta.

Não perca as emoções dos últimos capítulos da novela Império!

Vai ao ar, nos próximos capítulos:

José Pedro sequestrará Cristina e contará a ela que é Melgaço

José Alfredo (Alexandre Nero) descobrirá que José Pedro (Caio Blat) é Fabrício Melgaço. Ele tentará matá-lo, mas Maria Marta (Lilia Cabral) quebrará um vaso na cabeça do ex-marido e mandará o primogênito fugir.

Depois da confusão, José Pedro ligará para Silviano (Othon Bastos) e os dois se encontrarão num galpão abandonado. O pai de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) falará de sua estratégia:

– Ainda dá tempo de aniquilar com o comendador, seu pai verdadeiro, através da bastardinha xexelenta de Santa Teresa. Você vai derrotar o seu pai, José Pedro, se colocar as suas mãos no novo diamante dele, a Cristina! Você vai dizer ao seu pai, o comendador das macaxeiras, que, se ele não lhe der o valor solicitado, você faz o diabo com a bastardinha repulsiva. É claro que, agora que ele sabe que você mandou matá-lo três vezes, vai acreditar quando você lhe mandar um recado.

José Pedro, a princípio, ficará receoso, mas acabará topando. Maurílio, então, rapidamente ligará para Marcão (Joe Ribeiro) e oferecerá cem mil euros para que ele o ajude.

– Basta ir até a casa da Cristina e, quando sair, dar um jeito de deixar a porta aberta – orientará o rapaz. – Depois disso, só tem que pegar o dinheiro comigo, vou ficar te esperando em frente à porta, dentro do carro.

Marcão seguirá para a residência de Cristina, que estará tomando banho. Ele chegará até a entrada do banheiro, verá a vizinha no boxe e sairá, deixando a porta da frente aberta, conforme combinado. José Pedro subirá e surpreenderá a irmã. A moça tentará gritar, mas ele encostará a arma em seu rosto:

– Se der um pio, te mato! Você fez um péssimo negócio ao resolver entrar para nossa família, irmãzinha bastarda.

Pedro e Maurílio levarão a moça para o galpão. Ao chegar, Cristina verá o biólogo chamando Silviano de pai e não entenderá. Ele explicará que, naquele local, funciona a empresa de sua família, que foi um grande império. O mordomo acrescentará que, depois da ruína, precisou se humilhar e trabalhar para os Medeiros. A jovem dirá que não está interessada na história e pedirá para saber o que vai acontecer com ela.

– Quer detalhes? – perguntará José Pedro. – Primeiro, vamos te amarrar bem amarrada para garantir que você não fuja. Depois, vamos esperar até que seu pai…

– Nosso pai, José Pedro, não se esquece – interromperá ela.

– Ele não é nada meu, Cristina. Aliás, é sim: é meu inimigo mortal. O homem que eu mais odeio nesse mundo e acho que a recíproca é verdadeira. Ele tentou me matar hoje cedo, está bom para você?

– Na certa, porque descobriu algum podre a seu respeito.

– Que eu sou Fabrício Melgaço!

– O quê? Você… Então é você… O tempo todo? Por que, José Pedro?

– Para de se fazer de santa, Cristina. Você também já odiou esse homem que te concebeu. Você sabe que ele é capaz de gerar o pior sentimento que existe dentro de nós. Só que você teve pouco tempo para odiá-lo o suficiente. Ele logo se engraçou por você e te fez a favorita dele. Já eu yive uma vida inteira para curtir meu ódio curtido depois de ser relegado e passado para trás por ele e por todos vocês daquela família – encerrará ele, que amarrará a irmã.

O executivo, então, entrará em contato com o pai e ameaçará:

– Me diz: eu devo matar logo a Cristina ou você vai engolir seu orgulho, descer do alto de sua arrogância e me dar tudo o que eu quero e mereço por direito? Me diz logo ou eu acabo com a vida dessa sua filha, essa sua cópia piorada.

Maurílio e Silviano morrem no final

Em um dos finais escritos por Aguinaldo Silva, José Alfredo (Alexandre Nero) descobrirá que José Pedro (Caio Blat) é Fabrício Melgaço e tentar matá-lo. Maria Marta (Lilia Cabral) salvará o filho, que fugirá. O milionário desconfiará de que o rapaz foi para a casa de Silviano (Othon Bastos) e seguirá para lá com Josué (Roberto Birindelli). Ao chegar, encontrará a residência vazia, mas entrará mesmo assim, atrás de pistas. Ele acabará encontrando uma foto antiga de um local com o nome “Indústrias Reunidas Santos Muniz”.

Neste momento, José Alfredo receberá uma ligação do filho exigindo pagamento pelo resgate. A esta altura, Pedro já terá sequestrado Cristina (Leandra Leal) e levado a irmã ao galpão onde funcionava a empresa de Silviano. Desesperado, o comendador entrará em contato com Maria Marta (Lilia Cabral) e perguntará onde ficava a empresa de seu ex. A Imperatriz responderá que ele sempre resolveu negócios da família em Bangu.

Josué (Roberto Birindelli), então, pegará duas armas e dará uma para o patrão. A dupla seguirá para o bairro da Zona Oeste e, depois de muito perguntar aos moradores, conseguirá localizar o galpão. Ao ver o carro do rival se aproximando, Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) se posicionará atrás de uma lixeira e ficará com sua pistola apontada para o veículo.

Josué irá por um lado e José Alfredo por outro. O biólogo sairá de seu esconderijo e sairá correndo, disparando contra o segurança, que se protegerá atrás de um carro. O comendador irá atrás do biólogo com a arma em punho, mas ele sumirá por uns instantes. De repente, o filho de Silviano dará o bote e apontará o revólver para o peito do empresário. O vilão ordenará que o milionário jogue sua arma no chão. Ele obedecerá e abrirá os braços:

– Se chegou a minha hora, então seja breve.

– Seu desejo é uma ordem – responderá ele.

Porém, Josué jogará uma lata e distrairá o biólogo. Neste momento, José Alfredo rapidamente pegará o revólver no chão e dará um tiro no rapaz, que desabará.

– Ainda faltam dois. Maurílio já foi para o inferno! Quem vai ser o próximo e fazer companhia para ele? – gritará o milionário, que ameaçará arrombar a porta do galpão.

José Pedro, com sua arma na cintura, finalmente aparecerá e ordenará que o pai entre. Antes, porém, subirá na cabine de um guindaste, o eleverá e ficará num plano mais alto. Cristina, que estará amarrada no chão, registrará tudo. Silviano rapidamente se esconderá, mas Josué o verá.

– Parado, Silviano! – dirá, apontando o revólver.

Enquanto o segurança estiver mantendo o mordomo sob controle, o comendador conversará com o filho. O primogênito dirá que foi muita ousadia tê-lo desobedecido:

– Eu disse para ficar aguardando meu telefonema!

– Mas, como nunca dei a menor importância ao que você diz, tratei de descobrir onde é que você estava para lhe dizer cara a cara o que decidi sobre a sua proposta.

– Vai fazer a transferência do dinheiro para mim?

– Não. Enquanto Josué cuida do Silviano, vou soltar a Cristina e lhe dar a lição que você merece.

José Pedro apontará a pistola para o pai e Cristina dará um chute na alavanca, fazendo o guindaste descer. O irmão perderá o equilíbrio e cairá. José Alfredo pulará em cima dele e conseguirá retirar a arma. Depois, dará um coronhada na cabeça do filho, que desmaiará.

O comendador, então, desamarrará Cristina. Josué olhará para o patrão e falará para eles irem embora. Aproveitando esse descuido, Silviano sacará sua arma e dará um tiro no ombro do segurança. Ele revidará com vários disparos e matará o mordomo.

Os três finalmente se dirigirão para a saída, mas José Pedro despertará e dará um tiro no pai pelas costas, para desespero da moça.

Depois de tentar se matar, José Pedro será preso

Em um dos finais escritos por Aguinaldo Silva, José Pedro (Caio Blat) sequestrará Cristina (Leandra Leal) e levará a irmã para um galpão abandonado com a ajuda de Silviano (Othon Bastos) e Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). José Alfredo (Alexandre Nero) irá ao local para resgatar a filha junto com Josué (Roberto Birindelli) e acabará matando o biólogo. Já o segurança vai disparar várias vezes contra o mordomo, que também morrerá.

José Pedro, por sua vez, conseguirá atirar no pai pelas costas. Em seguida, ele levará a arma à boca, mas Cristina se jogará em cima do irmão e o revólver vai disparar em outra direção.

– Você vai viver! E até o fim dos seus dias vai sofrer de remorso por causa do que fez! Este vai ser o seu castigo! – gritará ela.

Neste momento, João Lucas (Daniel Rocha) e Vicente (Rafael Cardoso) chegarão e ajudarão a moça a conter o executivo até a chegada da polícia. Arrasada, a jovem se ajoelhará ao lado do corpo do pai e começará a chorar muito. José Pedro será levado e, depois de uma passagem de tempo, aparecerá sentado em sua cela, com o olhar perdido e amargurado, relembrando o momento da morte.

O corpo do empresário será cremado em uma cerimônia com todos os filhos, além de Du (Josie Pessoa), Amanda (Adriana Birolli) e Maria Isis (Marina Ruy Barbosa). Maria Clara (Andreia Horta), que terá viajado para Berlim depois de desistir do casamento com Vicente, voltará às pressas ao país.

Depois disso, Marta organizará uma ida ao Monte Roraima das mulheres mais próximas ao milionário: ela, Isis, Clara e Cristina. João Lucas protestará muito por ficar de fora e garantirá a Du que vai fazer a viagem por conta própria. Ele, então, escalará o monte sozinho e, como as quatro ainda farão uma parada para dormir em Roraima, o jovem chegará antes. Escondido, ele verá o momento em que cada uma pegará um pouco das cinzas e jogará ao vento. Em seguida, entrarão no helicóptero pilotado por Josué e irão embora.

O caçula continuará por ali, vagando, até que achará uma caverna e entrará. Ele encontrará o masbaha do pai, perdido no dia em que o comendador descobriu que haviam levado seu diamante rosa, e irá desfiá-lo.

A sequência terminará e o público verá uma livraria na Zona Sul do Rio. Lá haverá um banner com a figura de José Alfredo em tamanho real. Ao lado, um cartaz indicando que Téo Pereira (Paulo Betti) autografa o livro “O inesquecível Homem de Preto!”. Na fila, todo o elenco estará presente.

A próxima cena será na frente da Império, numa festa para comemorar mais um ano da empresa. Marta surgirá chamando todos para a foto. Amanda aparecerá apressada, explicando que o filho, José Pedro, a esta altura com 5 anos, pediu para usar o banheiro em cima da hora. Du também estará lá com os gêmeos, de 6 anos. Clara, Isis, Cristina e Vicente também. E João Lucas se colocará à frente de todos, na cadeira do Imperador, sempre desfiando o masbaha. E será feita a foto da família, como no início da trama.

Outros finais da novela Império

Salvador (Paulo Vilhena): irá pintar em Paris e levará Helena (Julia Fajardo) e Orville (Paulo Rocha). Ele será devidamente medicado e manterá a esquizofrenia sob controle.

Enrico (Joaquim Lopes): se casará com Lauretta, uma negra brasileira criada na Itália. Ele virá ao Brasil visitar os pais e a irmã. Beatriz (Suzy Rêgo) já terá se separado de Cláudio (José Mayer) e encontrado um namorado. Já o cerimonialista estará morando com Leonardo (Klebber Toledo).

Xana (Aílton Graça) e Naná (Viviane Araújo): terminarão casados, morando junto com Antônio (Lucci Ferreira). Numa das cenas, Lorraine (Dani Barros) se despedirá do quarto na casa do cabeleireiro e avisará que vai viver com Ismael (Jonas Torres), no imóvel que ele comprou com o dinheiro deixado por José Alfredo em seu testamento.

Severo (Tato Gabus Mendes) e Magnólia (Zezé Polessa): ficarão pobres e o malandro ainda sofrerá de Mal de Alzheimer.

Leia também:

* Resumo da novela Império – 02/03 a 07/03
* Resumo da novela Império – 09/03 a 14/03

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo