Adolescentes quem cumprem medida de internação em JF ganham vaga em time de futebol

Guia Muriaé no WhatsApp

Que garoto nunca sonhou em ser um jogador de futebol? Mas, para se chegar ao topo do esporte, é preciso muita dedicação, anos de treino e boas oportunidades pelo caminho. O primeiro desafio é ser aceito por um time reconhecido. E esse pontapé inicial foi dado a dois adolescentes que estão cumprindo medida de internação no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

Durante uma semana, cerca de 80 jovens de 16 e 17 anos participaram da seletiva no projeto de extensão de futebol na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a inclusão de novos talentos do futebol na categoria Sub-17. Da peneira de 15 escolhidos, dois são acautelados do Centro e agora sonham com um futuro diferente para quando deixarem para trás os muros da unidade de internação.

Os adolescentes aprovados já estão treinando diário com a equipe Sub-17 da UFJF. Desde o fim de janeiro o sonho de tornou realidade, e se concretiza em cada tarde fora da rotina da internação. “O esporte é um meio que eles consigam sair da criminalidade. Principalmente porque dentro da unidade eles contam com apoio psicológico e incentivo para esse novo momento”, avalia o técnico da equipe da universidade, Alex Nascif. O projeto da UFJF existe há quatro anos e busca novos talentos para competições municipais e estaduais.

Lucas *, 15 anos, é um dos escolhidos e está na unidade de Juiz de Fora desde fevereiro de 2017. Ele conta que dos seus 9 aos 12 anos treinou em um time de sua cidade natal, Três Corações. Portanto, ter a oportunidade de voltar a treinar e se afastar, de uma vez por todas, da criminalidade é algo que ele está valorizando. “Eu sempre gostei do esporte e sonhei em ser um grande jogador. Quero aproveitar de todas as formas essa segunda chance que a vida está me dando e ser notícia nas páginas de esporte”, disse.

Já Luan *, de 16 anos, entrou recente para o centro socioeducativo: em dezembro de 2017. Chegou e já avalia a chance dada que pode ser um novo caminho para um futuro melhor. “A gente sabe que quando a gente se dedica, fica mais fácil conquistar nossos sonhos. E eu pretendo dar o meu melhor. ”

* Nomes fictícios

Ferramenta de inclusão

O diretor do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Osnério Abreu, acredita no esporte como meio transformador dos jovens. “É uma ferramenta eficaz de inclusão e de fortalecimento dos vínculos sociais. Sua prática tem um enorme potencial para a transmissão de valores e normas de conduta”, afirmou.

A unidade conta com o Projeto esportivo “Superação” e 45 adolescentes participam dele. A ação, busca oportunidades para que os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas participem de aulas de iniciação esportiva dentro e fora dos centros. É uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com a Organização da Sociedade Civil (OSC), “De Peito Aberto”.

Além da prática esportiva, o Superação busca a realização e atividades recreativas, como caminhadas ecológicas, passeios de bicicleta e skate, capoeira, dança, avaliações físicas, oficinas temáticas. Em média, cerca de 1.500 jovens são atendidos pelo projeto em todo o Estado de Minas Gerais.

Fonte: SESP

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo