Esgoto? Moradores reclamam de água escura e com mau cheiro em Guarapari

O principal questionamento de quem passa na região tem relação direta com a coloração da água e o cheiro desagradável que toma conta da região turística da cidade

Guia Muriaé no WhatsApp

Guarapari, uma das belas e procuradas cidades litorâneas do Espírito Santo, enfrenta atualmente uma situação delicada com a coloração e o odor peculiar da água que escorre de uma galeria próxima à Praia do Morro. Moradores e turistas expressam preocupações quanto à segurança sanitária, temendo pela saúde de quem frequenta a região.


Imagens capturadas no último sábado (13) revelam a água despejando na praia com uma coloração escura, gerando apreensão entre aqueles que aproveitam o local para lazer. No entanto, a situação permanece inalterada até a segunda-feira (15), com relatos de um odor desagradável persistente e a presença de uma “água diferente” na praia.

Assista ao vídeo:

O engenheiro eletricista Hawllison Carvalho, residente em Guarapari, buscou a prefeitura para relatar a situação, mas, até o momento, não obteve retorno. A água em questão flui próximo ao monumento do Marlim Azul, um ponto turístico notório na região.

A incerteza quanto à origem da água preocupa frequentadores e levanta a pergunta crucial: seria esgoto? A Prefeitura de Guarapari, ao ser contatada, afirmou que, apesar das características aparentemente desfavoráveis, não se trata de esgoto. A administração municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, declarou que a galeria em questão recebe água pluvial, ou seja, proveniente da chuva.

Em resposta subsequente, a prefeitura acrescentou que a água que escorre na galeria não é esgoto, mas está investigando a possibilidade de ser “água de esgotamento de piscina”, devido às características percebidas. O município destaca que a situação está sendo apurada por sua equipe técnica.

Quanto à balneabilidade, a prefeitura assegura que todas as praias estão próprias para banho, com a última coleta realizada em 9 de janeiro. O resultado desta análise deve ser divulgado até o final desta semana. Além disso, há planos para uma nova obra de macrodrenagem na Avenida Beira Mar, na Praia do Morro, programada para iniciar após a alta temporada.

No que diz respeito à recente incidência de viroses na região, a prefeitura afirmou que não há registro de pessoas que tenham passado mal devido ao contato com a água na praia.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) alegou que o sistema de esgotamento sanitário de Guarapari opera normalmente e que o extravasamento mostrado nas imagens não provém de sua rede. A Cesan sugere que a questão está relacionada à drenagem pluvial, sob responsabilidade da administração municipal.

A população pode entrar em contato com a Cesan pelo telefone 115 em caso de dúvidas ou emergências relacionadas ao saneamento, com atendimento disponível a qualquer hora do dia ou da noite.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da A Gazeta

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo