Juiz de Fora prioriza problemas a serem superados

Guia Muriaé no WhatsApp

Cerca de 700 pessoas participaram nesta quarta-feira (5), em Juiz de Fora, da segunda etapa do Fórum Regional de Governo do Território de Desenvolvimento da Zona da Mata. No evento, que é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foram discutidas centenas de propostas e priorizados os principais problemas da região a serem enfrentados pelo governo. Construção de hospitais regionais, melhorias em rodovias e investimentos na educação prisional foram algumas das questões priorizadas pelos participantes da Zona da Mata. Com 93 municípios, a região é o 3° território de desenvolvimento mais populoso e responde por 5,7% do PIB do Estado.

Por meio dos fóruns regionais, o Governo de Minas pretende construir, em parceria com a sociedade, políticas públicas que atendam e respeitem as características de cada região do Estado. Nesses eventos, representantes da sociedade civil, do Poder Legislativo e de órgãos federais, estaduais e municipais, além de entidades empresariais, se reúnem com o objetivo de levantar os principais problemas e necessidades de cada um dos 17 territórios de desenvolvimento nos quais o Estado foi dividido, a partir de cinco eixos temáticos: desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; infraestrutura e logística; saúde e proteção social; segurança pública; e educação e cultura.

Nesta segunda etapa do fórum, os participantes de cada grupo temático debatem os problemas identificados durante a primeira etapa, priorizando-os segundo uma ordem de importância para a região. Esse trabalho vai subsidiar a construção do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), leis que definem como o governo pretende investir em ações e projetos para reduzir as desigualdades regionais. Nesta segunda etapa também são indicadas pessoas para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que vai acompanhar os desdobramentos práticos do planejamento participativo em cada território. Na Zona da Mata, foram eleitos 50 participantes para compor o Complete (25 titulares e 25 suplentes).

Rodovias

Cerca de 300 propostas foram apresentadas somente dentro do eixo de infraestrutura e logística e, desse total, dez problemas foram priorizados pelos participantes. Entre eles, a melhoria da infraestrutura rodoviária estadual da Zona da Mata e articulação com os governos federal e municipais para garantir boas condições das vias e suas respectivas competências; melhoria da infraestrutura urbana; garantia de ações para a melhoria da infraestrutura em assentamentos e comunidades rurais, destacando o fortalecimento da Ruralminas na Zona da Mata; apoio para que dois aeroportos funcionem na região; e retirada das interferências de trens de carga nas passagens de nível nas áreas urbanas e a volta do transporte de passageiros nos trens.

No eixo de segurança pública, foram priorizados problemas como a ampliação e melhoria da estrutura física dos órgãos de segurança pública com o aumento do efetivo; a renovação da frota de veículos que se encontram sucateados; criação de novas unidades prisionais de forma regionalizada, atendendo ao requisito de ressocialização do preso; implantação de ações para prevenção de homicídios envolvendo jovens; recomposição dos quadros dos órgãos que compõem o sistema de defesa social; atualização e reciclagem de profissionais; e destinação de parte dos recursos arrecadados pelo Detran para investimentos na Polícia Civil.

Fonte: ALMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo