Maio Amarelo: Forças de Segurança realizam simulado de acidente de trânsito em Cataguases

Guia Muriaé no WhatsApp

Em comemoração ao seu primeiro ano de instalação na cidade de Cataguases o Corpo de Bombeiros Militar por intermédio do Posto Avançado de Bombeiros Militar de Cataguases em trabalho integrado com a Polícia Militar de Minas Gerais, Defesa Civil e Prefeitura de Cataguases com o apoio dos respectivos setores: Catrans, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira, dia 26 de maio de 2023, um simulado de acidente de trânsito com intuito de promover a campanha do mês “Maio Amarelo”.


O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, visa sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução n.º 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados a fins e correlatos com o setor dos transportes.

Tradicionalmente, o CBMMG apoia a iniciativa e intensifica as ações neste período, reforçando uma série de diligências de prevenção em todo o estado, visando a segurança de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Para a redução das fatalidades e para oferecer menor tempo resposta aos acidentes nas estradas mineiras, as frações e unidades do Corpo de Bombeiros espalhadas pelo estado trabalham em “operações nas rodovias”, realizando ponto base em locais estratégicos de maneira constante, principalmente nos feriados ao longo de todo ano. As guarnições de bombeiros ficam a postos para que, em qualquer eventualidade, possam agir tanto no salvamento como no atendimento pré-hospitalar. Assim, como realiza ações preventivas atuando em escolas, repartições públicas e privadas, com a apresentação de palestras e treinamentos de prevenção a acidentes no trânsito e primeiros socorros.

Vale ressaltar que além do tridígito 193 disponibilizado pelo CBMMG, o Posto Avançado de Bombeiros Militar de Cataguases conta com o número (32) 3429-2638 para o acionamento em caso de urgência e emergência.

SOBRE O SIMULADO

O evento aconteceu na praça Rui Barbosa, no centro da cidade de Cataguases na parte da manhã. Onde as equipes atuaram em um simulado de ocorrência de trânsito, no qual dois automóveis e uma motocicleta foram envolvidos em um acidente.

Na ocasião, em um dos automóveis, ocorreu um princípio de incêndio e dentro dele havia uma vítima inconsciente. Foi necessária a extração de emergência por parte da guarnição de bombeiros e o combate ao princípio de incêndio.

No outro veículo, haviam duas pessoas conscientes, porém, presas às ferragens. Foi necessário que a guarnição de bombeiros utilizasse técnicas avançadas de salvamento veicular para realizar a remoção das ferragens e a extração segura das vítimas.

Na motocicleta havia uma vítima consciente que foi projeta por cima de um dos veículos e estava com suspeita de fratura, sendo necessário a realização da imobilização da fratura e a restrição dos movimentos da cervical.

SOBRE O PRIMEIRO ANO DO QUARTEL NO MUNICÍPIO

O Posto Avançado de Bombeiro Militar, operacionalizado em 12 de janeiro de 2022 e inaugurado no dia 24 de maio de 2022 vem atuando em atividades de atendimento pré-hospitalar, salvamento veicular, defesa civil, buscas, resgates, prevenção e combate a incêndios e desastres.

Subordinado diretamente ao 7º Pelotão de Leopoldina, pertencente à 1ª Companhia de Bombeiros Militar de 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sediado em Juiz de Fora. A unidade conta com um efetivo de 17 bombeiros militares e 3 viaturas operacionais e uma administrativa, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.

A articulação da unidade contempla 04 municípios: Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases. A população beneficiada com as ações e os serviços prestados pela instituição é em torno de 105 mil habitantes e compreende uma área de constante incidência de incêndios florestais, acidentes rodoviários, dentre outras.

Bombeiros Militares: O amigo certo nas horas incertas.

Instagram: bombeiroscataguases

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo