Menina de seis anos morre com suspeita de febre amarela em Itaperuna

Guia Muriaé no WhatsApp

Uma menina de seis anos morreu nesse final de semana em Itaperuna e a suspeita é de febre amarela. A notícia rapidamente se espalhou pela cidade e causou grande preocupação de o surto da doença estar chegando ao estado. Até o momento, casos de fabre amarela foram notificados em Minas Gerais e Espírito Santo, inclusive em Minas já foram confirmados óbitos por causa da doença.


O Secretário de Saúde de Itaperuna, Alexandre Martins, negou que a morte tenha sido por febre amarela. A criança deu entrada no dia 21 de janeiro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaperuna com queixas de febre, vômitos e dor abdominal. Ela foi medicada e liberada, tendo retornado no dia 22 de janeiro com novas queixas de vômitos e dor abdominal.

– Após avaliação da pediatra, foi iniciada a hidratação venosa e sintomáticos (plasil e dipirona) e a menor solicitou à acompanhante que a levasse para o banheiro para urinar. No banheiro, na presença da mãe, ela apresentou mal súbito, sendo socorrida e evoluindo para insuficiência respiratória. Foi imediatamente assistida e reanimada, permanecendo em choque hemodinâmico. Não houve retorno a ritmo estável, sendo constatado óbito após longo período de reanimação. Como causa mortis atestou-se: choque hemodinâmico, síndrome infecciosa. Foram solicitados e coletados inúmeros exames laboratoriais de sangue e liquor que serão encaminhados para o LACEN, na cidade do Rio de Janeiro – disse Martins, afirmando ainda que o município não se encontra na área de risco.

Diante da iminente chegada da febre amarela, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro confirmou vai intensificar a vacinação nos municípios das regiões Noroeste, Norte, Serrana e Centro Sul do Rio. Trata-se de medida preventiva da Secretaria, para estabelecer uma região de bloqueio contra o vírus nas divisas com Minas Gerais e Espírito Santo.

– O principal critério para definição da ação de bloqueio é a proximidade com as áreas de surto em Minas Gerais: estamos recomendando a intensificação da imunização da população que vive na divisa dos estados de MG e Espírito Santo. Alguns receberão a orientação para vacinação da população em geral, obedecendo às indicações do Ministério da Saúde, outras terão regiões específicas para a campanha. Esta é uma medida preventiva que estamos adotando, atuando em apoio total às prefeituras – explicou o Secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A morte da menina em Itaperuna ganhou repercussão estadual após virar matéria em um telejornal da TV Record.

Assista ao vídeo da matéria:

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo