Prazo para fazer cadastro escolar 2022 termina na próxima sexta-feira (10/12)

Guia Muriaé no WhatsApp

Esta é a última semana para fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) para estudar na rede pública de ensino em 2022. O prazo foi aberto em 17/11 e será encerrado nesta sexta-feira (10/12). Importante não deixar para última hora e já garantir uma vaga na rede pública para o próximo ano.


Entre as possibilidades de escolha há a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino profissional. Para se inscrever basta acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

O Cadastro Escolar 2022, por meio do Sucem, é destinado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino ou que precisam mudar de escola no próximo ano e não renovaram sua matrícula. Também devem se inscrever os estudantes que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e ainda aqueles que desejam retomar os estudos.

Inscrição

Pais, responsáveis, ou o próprio aluno maior de idade podem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Os candidatos devem apresentar informações como nome completo; data de nascimento; endereço; CEP; número da carteira de identidade do aluno, se possuir; CPF do aluno, se possuir; filiação ou nome do responsável legal, entre outros.

Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais podem comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, na sua cidade, para realizarem a inscrição. É necessário adotar todas as medidas de segurança estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), em decorrência da pandemia de covid-19.

Para esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou um documento com as principais dúvidas sobre o Sucem. Clique aqui para acessar o Perguntas e Respostas.

EJA

No caso da EJA, desde o ano passado, a SEE/MG está trabalhando para reformular e fazer com que a modalidade de ensino seja mais focada nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em tempo mais curto. O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta é chamado de EJA Novos Rumos e já tem mostrado resultados positivos.

Na EJA, o estudante finaliza o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar da modalidade de ensino é necessário ter 15 anos, para ingresso nos anos finais do fundamental, e 18 anos, para ingresso no ensino médio.

Educação profissional

Na educação profissional, a Secretaria também oferece vagas em escolas estaduais para diversos cursos técnicos, como vendas, artes visuais, informática, recursos humanos, administração, segurança do trabalho, logística, marketing, entre outros. Podem se inscrever estudantes matriculados no 2ª ou 3ª ano do ensino médio regular ou na EJA da rede pública, e também aqueles que já concluíram o ensino médio.

Os interessados devem acessar o Sucem, selecionar o tipo de ensino “Educação Profissional” e fazer a inscrição.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo