Saúde Itinerante leva prevenção e cuidado a Dom Silvério com mais de 250 exames realizados
“Há mais de 10 anos eu não fazia esse exame. O caminhão da Saúde Itinerante facilitou demais”, contou, visivelmente satisfeito, o produtor rural Expedito Freitas, morador da comunidade do Quilombo. Ele foi um dos 51 homens que realizaram o exame de PSA, voltado à prevenção do câncer de próstata, durante a passagem do Programa Saúde Itinerante por Dom Silvério, nos dias 9 e 10 de junho.
A ação, promovida pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Hospital de Amor, de Barretos, referência nacional em oncologia, chegou ao município por meio do Sindicato dos Produtores Rurais, com apoio da prefeitura. O resultado foi expressivo: 267 exames realizados em apenas dois dias.
Entre os destaques, a mamografia, que beneficiou 101 mulheres. Uma delas, Lourdes Cunha, fez questão de agradecer. “Fui atendida com muito carinho e atenção. Uma oportunidade maravilhosa que a nossa cidade recebeu do Senar”, afirmou emocionada.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Dom Silvério, Geraldo Gomes, destacou a importância da ação, especialmente para a comunidade rural. “Muitos estavam aguardando esses exames há um longo período e aproveitaram a oportunidade oferecida por nós”. Geraldo também agradeceu a equipe técnica do Hospital de Amor e da Secretaria de Saúde pelo trabalho “realizado com competência”.
O prefeito José Bráulio Aleixo também celebrou a iniciativa. Para ele, o programa é um “facilitador que ajuda a cidade a atender a demanda de prevenção à saúde”. Ele agradeceu ao Sistema Faemg Senar e ao Sindicato pela parceria e pelo compromisso com a saúde dos moradores.
Exames realizados:
- PSA (próstata): 51
- Mamografia: 101
- Papanicolau: 92
- Pele: 92
Fonte: FAEMG