IPVA 2024: vencimento da 2ª parcela termina hoje

O não pagamento do imposto ou a quitação fora do prazo gera multa de 0,3% ao dia até 30º dia, multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados pela Taxa Selic

Guia Muriaé no WhatsApp

Os proprietários de veículos em Minas Gerais com finais de placa 9 e 0 têm até amanhã, sexta-feira (23/2), para efetuarem o pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. O calendário para o vencimento da terceira parcela começa em 18 de março para as placas com final 1 e 2.


O pagamento pode ser realizado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês de diversos bancos, incluindo Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mais BB, Santander e Itaú, mediante a informação do número do Renavam do veículo. A guia de pagamento pode ser emitida pelo site da Secretaria de Fazenda, sendo o valor a ser pago variável de acordo com o modelo do veículo.

É importante ressaltar que o não pagamento do imposto ou a quitação fora do prazo acarreta em multa de 0,3% ao dia até o 30º dia, acrescida de uma multa de 20% após esse período, além de juros calculados pela Taxa Selic.

Segue abaixo a escala de pagamento para a terceira parcela do IPVA:

  • Final de placa 1 e 2: 18 de março
  • Final de placa 3 e 4: 19 de março
  • Final de placa 5 e 6: 20 de março
  • Final de placa 7 e 8: 21 de março
  • Final de placa 9 e 0: 22 de março

Arrecadação do imposto

Até o dia 31 de janeiro, o balanço parcial do IPVA de 2024 indica uma arrecadação de R$ 4,9 bilhões, o que representa 44,9% da meta anual de R$ 10,9 bilhões prevista para este ano.

Do montante arrecadado, 40% são destinados ao Tesouro Estadual, outros 40% são repassados aos municípios onde os veículos estão registrados, enquanto os restantes 20% são direcionados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Os repasses às prefeituras são feitos diariamente pelo Estado.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Estado de Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo