UFJF divulga novo edital para o Vestibular de Música 2023

Guia Muriaé no WhatsApp

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulga nesta segunda-feira, 11, o novo edital para o Vestibular de Música 2023, em que a principal alteração é a realização das provas de habilidades específicas de forma presencial. O processo seletivo oferece até 35 vagas em dois cursos: bacharelado e licenciatura. As inscrições começam às 15h do dia 18 de julho e terminam 5 de setembro, às 18h.

As graduações oferecem habilitação em canto; flauta transversal; piano; violão; violino; violoncelo; composição (somente bacharelado); cravo; e educação musical escolar (somente licenciatura).

Confira o edital.

Fique atento

No edital estão disponibilizadas as principais informações sobre o processo seletivo, entre elas, as datas para a realização das provas de habilidades específicas, tanto para o bacharelado, quanto para a licenciatura. Outras questões como as vagas disponíveis para os grupos de cotas; a documentação exigida no ato das inscrições; os critérios para requerimento do uso do nome social; e as orientações para pedidos de isenção de taxa também devem ser observadas.

O valor da taxa é de R$ 90, havendo previsão de isenção em caso de conformidade com as especificações do item 5 do edital.  A isenção de taxa deve ser pedida no ato de inscrição, entretanto, é preciso que seja feita até o dia 5 de agosto e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 16 do mesmo mês, a partir das 15h, no site da Copese.

O pagamento da taxa deve ser efetuado até o dia 9 de setembro e ser realizado obrigatoriamente no Banco do Brasil. É preciso ficar atento aos horários de compensação bancária, pois qualquer atraso pode resultar na não confirmação da inscrição.

Habilidade específica

Diferente dos anos anteriores, o edital do Vestibular de Música 2023 prevê que as provas de habilidade específica sejam realizadas presencialmente. Os candidatos fazem duas Provas de Habilidades Específicas – Provas de Teoria e Percepção Musical e de Prática Musical –, ambas de caráter eliminatório.

A prova de Teoria e Percepção Musical tem a duração máxima de 120 minutos, sendo realizada para todos candidatos ao curso de Música, no dia 16 de outubro, a partir das 8h, no Instituto de Artes e Design (IAD).

O gabarito será divulgado a partir das 15h do mesmo dia e o estudante poderá requerer, via recurso, a revisão da prova e o espelho do cartão respostas, das 9h às 16h, no dia 17 de outubro, através do e-mail: [email protected] . O resultado será divulgado a partir das 15h, do dia 19 do mesmo mês.

A listagem com os aprovados na prova de Teoria e Percepção Musical será divulgada em 20 de outubro e as provas práticas de habilidade específica acontecem nos dias 25 e 26 do mesmo mês, a partir das 8h, também no IAD.  A divulgação do resultado final das provas de habilidades específicas do curso de música acontece no dia 8 de novembro.

Nota do Enem

Para fins de aprovação e classificação, o Vestibular de Música 2023 usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 oficialmente fornecidas à UFJF pelo Ministério da Educação (MEC).

O resultado final do Vestibular de Música 2021 será divulgado no dia 2 de fevereiro de 2023.

Cenário epidemiológico

Devido ao atual cenário de pandemia, as datas e procedimentos previstos no edital podem ser alterados, a qualquer tempo, a fim de garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos no processo, em atendimento aos Protocolos de Biossegurança da Universidade Federal de Juiz de Fora. Qualquer alteração será divulgada no site da Copese, com prazo mínimo de três dias úteis, garantindo-se o acesso à informação pelos envolvidos no processo.

Outras informações: Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

Fonte: UFJF

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo