Viçosa sediará Fórum e Encontro de Cidades Universitárias da CNM

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Viçosa, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV), através da Casa dos Prefeitos, realizará em Viçosa no dia 29/06 o Fórum de Cidades Universitárias.

Esse fórum antecederá o Encontro de Cidades Universitárias e Desenvolvimento Local que será realizado no dia 30/06, e tratará, de forma mais aprofundada, os desafios comuns à realização de iniciativas de cooperação entre universidades/centros de ensinos e os Municípios.

Ambos os eventos serão realizados no auditório do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional (CENTEV), na Avenida Oraida Mendes de Castro, nº 6000, bairro Novo Silvestre. O Fórum do dia 29 será realizado à tarde, das 14h às 18h, com discussões de pautas comum às cidades universitárias e encaminhamentos.

O Encontro do dia 30 terá início às 9h e término às 18h. Durante a manhã, a CNM apresentará o projeto MUNICIÊNCIA/UniverCidades, que aposta que a transformação social, política e institucional pode beneficiar amplamente as inovações que têm lugar nos Municípios, sistematizando e disponibilizando experiências inovadoras para que possam ser multiplicadas nos Municípios brasileiros. Ainda pela manhã o professor Giovanni Allegretti, da Universidade de Coimbra (Portugal), fará uma palestra sobre o papel da universidade no desenvolvimento local.

Durante a tarde, a programação será voltada à troca de experiências e espaços institucionais e experiências de redes e plataformas de gestão do conhecimento. Foi convidado o Pró-Reitor de Ensino e Coordenador do Centro de Educação à Distância (CEAD) da UFV, professor Frederico Vieira Passos, para falar sobre as iniciativas de formação à distância para gestores municipais. Também haverá fala de representantes da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (RETE/UnB), Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e Rede Municipalista. No final do evento, será discutida a proposta de criação de uma Rede em prol da cooperação entre universidades e iniciativas de desenvolvimento local.

A iniciativa foi provocada pelo prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, que após sua experiência como gestor municipal, sobretudo em relação ao impacto que a população flutuante acadêmica traz sobre a cidade, decidiu apresentar à CNM a necessidade de se discutir os problemas comuns e exclusivos das cidades universitárias brasileiras.

Fonte: PMV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo