8 de abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer

Guia Muriaé no WhatsApp

É celebrado hoje, dia 8 de abril, o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve como um alerta para conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e da prevenção, que incluem cultivar hábitos saudáveis de alimentação, exercícios físicos e visitas ao médico, favorecendo o diagnóstico precoce do câncer. Além disso, ter um estilo de vida saudável consiste em manter-se distanciado de fatores de risco, como o tabagismo.

Para quem precisa de cuidados médicos, atualmente, o Estado conta com 33 instituições habilitadas pelo SUS para prestar assistência oncológica de alta complexidade.

O primeiro passo para buscar orientações sobre prevenção e atendimento deve ocorrer nas unidades básicas de saúde dos municípios. Caso seja necessário, o paciente será encaminhado para os serviços especializados para diagnóstico precoce e para tratamento em hospitais, Centros de Atenção em Oncologia (CACON) e Unidades de Atenção Oncológica (UNACON), que oferecem consultas e exames para acompanhamento, diagnóstico diferencial e definitivo. Esses serviços disponibilizam tratamentos oncológicos como cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia, oncologia clínica e tratamento paliativo para todos os tipos de câncer.

Em Minas Gerais

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer estima-se para o estado de Minas Gerais a ocorrência de 61.530 mil novos casos da doença neste ano. As taxas brutas de incidência devem girar em torno de 318 casos novos por 100 mil homens e de 274 casos novos por 100 mil mulheres.

Com exceção do câncer de pele não melanoma, as taxas brutas de incidência mais frequentes serão dos cânceres da próstata, com 87 casos novos por 100 mil homens e o de mama feminina, com 54 casos novos por 100 mil mulheres. O câncer de traqueia, brônquios e pulmões será o segundo mais incidente entre os homens, com 14,6 casos novos por 100 mil homens e o câncer do cólon e reto entre as mulheres, com 15,1 casos novos por 100 mil mulheres.

A cada ano, ingressam pela primeira vez nas instituições especializadas de Minas em torno de 40 mil casos hospitalares de câncer, excluídos os casos antigos que já estavam em tratamento desde os anos anteriores.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo