Café reduz risco de morte

Estudo diz que café está associado a menor risco de morte; veja a quantidade ideal

Guia Muriaé no WhatsApp

O consumo moderado de café está associado a um menor risco de mortalidade por todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares. A conclusão é de pesquisadores da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, com base em dados de mais de 46 mil adultos analisados entre 1999 e 2018.

Segundo o estudo, publicado na revista científica The Journal of Nutrition, o consumo diário de 1 a 3 xícaras de café está relacionado a uma redução de até 17% no risco de morte, sendo o efeito mais positivo entre os que consomem a bebida sem açúcar ou com baixos teores de gordura saturada.

PUBLICIDADE

— Os benefícios do café para a saúde podem ser atribuídos aos seus compostos bioativos, mas nossos resultados sugerem que a adição de açúcar e gordura saturada pode reduzir os benefícios — afirma Fang Fang Zhang, professora da Escola Friedman de Ciência e Política Nutricional da Tufts.

Impacto dos aditivos no café

PUBLICIDADE

A equipe classificou o café com “baixo teor de açúcar” quando continha até 2,5 gramas por xícara de 240 ml, o equivalente a meia colher de chá de açúcar. Já o “baixo teor de gordura saturada” foi definido como até 1 grama por xícara, o que corresponde a cerca de 5 colheres de sopa de leite 2% ou 1 colher de sopa de creme light.

Cafés com altas quantidades de açúcar ou creme perderam boa parte dos efeitos positivos sobre a longevidade. A pesquisadora Bingjie Zhou, autora principal do estudo, destaca que este é um dos primeiros trabalhos a quantificar a influência dos aditivos na relação entre café e mortalidade.

PUBLICIDADE

Horário ideal para consumo

Outro estudo, publicado na revista European Heart Journal, apontou que o período da manhã é o mais benéfico para o consumo da bebida. Indivíduos que ingerem café pela manhã têm até 31% menos risco de morte por doenças cardiovasculares, independentemente da quantidade consumida — mesmo os que bebem mais de três xícaras diárias.

PUBLICIDADE

Esses achados reforçam as Diretrizes Dietéticas para Americanos, que recomendam o consumo moderado de café com limitação de açúcar e gordura saturada, de forma a preservar seus potenciais benefícios à saúde.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do InfoMoney

PUBLICIDADE
WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/KLaZbX65tfkKHAGhUolho2
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo