Câncer de laringe: saiba como se prevenir e quais os sintomas da doença

Doença acomete, segundo o Ministério da Saúde, homens idosos, em sua maioria, e requer cuidados, além da rápida procura pelo médico

Guia Muriaé no WhatsApp

O câncer de laringe é uma doença que requer atenção e cuidados, principalmente entre os homens idosos, de acordo com informações d o Ministério da Saúde.


A dor persistente na garganta pode ser um sinal de alerta para a possível presença da doença. Buscar atendimento médico o mais rápido possível é essencial para um diagnóstico preciso e início do tratamento, o que pode reduzir as sequelas.

Em Belo Horizonte, uma iniciativa do Hospital Alberto Cavalcanti está oferecendo laringes eletrônicas gratuitas para os pacientes. Esse equipamento tem se tornado uma esperança para aqueles que desejam recuperar a capacidade de se comunicar por meio da fala. No entanto, a prevenção desempenha um papel crucial no combate a essa doença.

De acordo com Guilherme de Souza Silva, coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Alberto Cavalcanti, os principais fatores de risco para o câncer de laringe são o consumo de cigarro e álcool. Por isso, campanhas de conscientização sobre o alcoolismo e o tabagismo são essenciais para prevenir a doença. Mesmo pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes, têm maior probabilidade de desenvolver câncer de laringe. Portanto, o fumante também aumenta o risco para seus entes queridos.

Silva ressalta os sintomas que indicam a possível presença de câncer nas cordas vocais: “Qualquer alteração na voz que dure mais de duas semanas, dor ou dificuldade para engolir devem ser motivo para buscar atendimento médico. É importante realizar uma avaliação e encaminhar o paciente ao especialista para tratamento da doença”.

Um diagnóstico precoce das lesões é fundamental para aumentar as chances de cura do câncer de laringe. “Conseguimos prever a cura em mais de 90% dos casos. Os pacientes podem ser tratados com cirurgia e radioterapia, preservando as cordas vocais e minimizando os danos à voz”, destaca Silva.

Para prevenir o câncer de laringe, é recomendado seguir algumas medidas:

* Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
* Manter o peso corporal adequado;
* Evitar falar em excesso e sem pausas, pois isso pode causar lesões nas cordas vocais;
* Não fumar e evitar o tabagismo passivo. Parar de fumar traz benefícios à saúde;
* Pacientes diagnosticados com câncer de laringe que continuam fumando e bebendo têm redução na probabilidade de cura e aumento do risco de desenvolver um segundo tumor na região da cabeça e pescoço.

Os sinais e sintomas do câncer de laringe estão diretamente relacionados à localização da lesão. A dor na garganta, principalmente durante a deglutição, pode sugerir um tumor supraglótico, enquanto a rouquidão indica um tumor glótico ou subglótico.

O câncer supraglótico geralmente vem acompanhado de outros sinais, como alteração na qualidade da voz, dificuldade leve para engolir e sensação de um “caroço” na garganta. Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, podem ocorrer dor na garganta, dificuldade mais intensa para engolir e dispneia, que é a dificuldade para respirar ou falta de ar.

É fundamental estar atento a esses sintomas e procurar ajuda médica ao notá-los. A conscientização sobre a prevenção, a busca por diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para combater o câncer de laringe e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo