Como salvar o seu dia após uma noite mal dormida

Começou a semana com o pé esquerdo? Existem formas de amenizar a fadiga durante o dia e se sentir melhor

Guia Muriaé no WhatsApp

Uma noite mal dormida pode ser o início de um dia turbulento, onde a névoa mental e a falta de energia podem prejudicar significativamente o desempenho e o bem-estar.

Os efeitos da privação de sono vão muito além de apenas se sentir sonolento durante o dia; eles afetam profundamente o funcionamento cognitivo e emocional.

De acordo com especialistas, a privação de sono pode resultar em tempos de resposta mais lentos, dificuldade de concentração, problemas de memória e tomada de decisões prejudicada. Além disso, pode desencadear sentimentos de ansiedade, depressão e irritabilidade.

Os efeitos nocivos da privação de sono são semelhantes mesmo quando ocorre apenas uma redução leve na quantidade de horas dormidas por algumas noites consecutivas. Isso se reflete em mudanças no funcionamento do cérebro, incluindo menos atividade no córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento e tomada de decisões, e mais atividade na amígdala, associada a emoções como medo e ansiedade.

Para minimizar os impactos negativos da privação de sono, os especialistas recomendam algumas estratégias. Tirar uma soneca curta pode melhorar temporariamente o estado de alerta e a cognição, desde que não ultrapasse 30 minutos para evitar a sensação de “inércia do sono”.

O consumo moderado de cafeína também pode ajudar a aumentar o estado de alerta, mas deve ser feito com cautela para evitar efeitos colaterais indesejados, como ansiedade e aumento da frequência cardíaca.

O exercício regular foi identificado como uma maneira eficaz de neutralizar os efeitos negativos da privação de sono a longo prazo, além de melhorar o desempenho imediato após uma noite mal dormida. Estudos mostram que até mesmo uma caminhada ao meio-dia pode ajudar a aumentar o estado de alerta.

No entanto, é importante reconhecer que essas estratégias podem não ser capazes de compensar completamente os efeitos da privação de sono. Portanto, é essencial fazer ajustes no dia a dia, como evitar dirigir quando se está privado de sono e reservar mais tempo para concluir tarefas, além de evitar conversas importantes ou grandes decisões.

Em última análise, a melhor maneira de lidar com uma noite mal dormida é garantir uma boa noite de sono na próxima oportunidade. Como enfatiza o Dr. Ben Simon, “a solução mágica para a perda de sono é dormir”.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Globo

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp

Botão Voltar ao topo