Duas novas doenças passam a ser detectadas através do Teste do pezinho

Guia Muriaé no WhatsApp

Teste do pezinho

O conhecido teste do pezinho poderá triar mais duas doenças em bebês nascidos nos 853 municípios mineiros. Minas Gerais se tornou o primeiro estado a ser habilitado pelo Ministério da Saúde para a quarta fase do Programa Nacional de Triagem Neonatal.

A partir de agora, o teste do pezinho poderá tirar mais duas doenças de bebês nascidos em todo o estado. O exame que já é de grande importância para assegurar a saúde da criança desde o nascimento a fase adulta detecta doenças metabólicas, genéticas e infecciosa. As doenças que podem ser detectadas a partir de agora pelo teste do pezinho são: deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita (HAC), que são hereditárias.

Em Muriaé, o teste é oferecido gratuitamente para todas as crianças recém-nascidas na APAE, que fica localizada na Rua Nicolau Taranto, no bairro Cerâmica.

Estima-se, para a deficiência de biotinidase, uma incidência de um caso para cada grupo de 20 mil nascimentos. Já para a HAC, essa relação é de um caso para cada grupo de 15 mil recém-nascidos.

Fonte: Bruce De Battisti

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo