Gestão em Saúde é tema da V Conferência Municipal de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

V Conferência Municipal de Muriaé

Em busca da ampliação dos serviços de atendimento aos cidadãos, foi realizada nesta quarta-feira, 14/08, a V Conferência Municipal de Saúde, que reuniu autoridades do setor e a população muriaeense para discutir novas diretrizes e propostas que beneficiem a cidade.

Com a composição da mesa pelo prefeito Aloysio Aquino, o secretário de saúde Dr. Roberto Monteiro de Castro, a secretária adjunta Grasielle Esposito, a presid ente do Conselho Municipal Elisângela Camerino e o diretor da GRS de Ubá, Franklin Leandro Neto, foram iniciados os trabalhos e palestras do dia. “Uma administração pública só cumpre seu papel social quando humaniza suas ações, como acontece em nosso lema de governo: ‘Desenvolvimento com humanismo’”, destacou Aloysio. “Humanizar uma administração, passa sem dúvida pela melhoria da qualidade da saúde pública ofertada pela população. Assim procuramos melhorar a qualidade de atendimento de nossas UBS’s, o aumento substancial da oferta de exames laboratoriais, novas ambulâncias, novos equipamentos, e acima de tudo com novo estimulo administrativo”.

Durante o encontro a Gestão em Saúde, foi o tema central da conferência, e foi discutida pelos palestrantes e debatidas em grupo pelos quase 150 participantes. Para o Diretor da Gerência Regional de Saúde, o SUS tem essa prerrogativa para retratar e cumprir as necessidades da população. “Este é um tema bastante desafiador, pois lida com a vigilância em saúde, a atenção primária e a questão da judicialização”, diz. “O primeiro tema fala da situação da saúde, no qual Muraé hoje, dentro de uma ótica de rede trabalha com o sistema da prevenção e da promoção. Na atenção primária, como organizadora e ordenadora do sistema. E a questão da judicialização, que também é um controle social, mas nós precisamos encontrar pontos comuns de soluções”.

Entre outros assuntos tratados, a palestrante Maria José Ramos, falou sobre “Motivação e Humanização”, enquanto o procurador do município Eduardo Marge discurssou sobre “Judicialização”.

Muriaé atual

Em seu pronunciamento, a secretária adjunta Grasielle Espósito fez uma apresentação do panorama da Secretaria Municipal de Saúde, em que relatou ter realizado um modelo assistencial para entender a realidade do município no início da gestão. Assim, foi feito acompanhamento em todos os seus departamentos (PSF, Nasf, Policlínica, Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Zoonoses, DST/AIDS, Epidemiologia, UPA, Viva Vida – Hiperdia e Imunização), para ouvir as carências dos setores. “Após todas as visitas e a realização de um check list, a gente entendeu as deficiências e desafios a serem trabalhados, como estruturas prediais precárias, baixa produtividade ambulatorial, equipes desmotivadas, falta de equipamentos, organização e logística”, ressaltou. “Mas quando a gente fala de deficiência a gente não fala mal da antiga gestão, pois são desafios diários, em que temos que dar o nosso melhor, mesmo com limitações orçamentárias e de pessoal”.

Porém, após a triagem foram definidas as prioridades da saúde de Muriaé. E para motivar o trabalho dos 713 funcionários do setor, iniciou um processo de reforma e adequação dos ambientes de trabalho, já que tinha PSF’s passando por problemas graves de estrutura. “Um de nossos desafios era fazer com que os médicos ficassem mais tempo dentro das unidades. E durante o processo de visita encontramos ambientes de trabalho com piso estourado e sem estrutura”, lembra Grasielle. “Como um funcionário que trabalha em uma UBS, tentando oferecer um serviço de qualidade, entendendo a sua responsabilidade profissional, se sente motivado para trabalhar em um ambiente inapropriado? O paciente vai duvidar da capacidade do serviço que ele está ofertando”.

Assim, com a reforma, ampliação e adequação dos ambientes de trabalho, junto do “Documento Norteador”, foi resgatado a autoestima dos funcionários e o número de atendimentos da rede, com um crescimento de 57% de janeiro a julho. “É preciso encarar uma Secretaria de Saúde com muita seriedade e motivação, pois é um grande desafio oferecer um SUS de qualidade”, enfatizou.

Propostas e desafios

Na segunda parte do evento, foi feita a divisão e coordenação dos grupos de discussão nos setores da Atenção Primária, Judicialização e Vigilância em Saúde, que reuniram e fizeram sugestões de propostas para melhoria das áreas saúde de Muriaé.

De acordo com o secretário de saúde, Dr Roberto, as propostas farão parte do relatório para subsidiar o plano plurianual de saúde, e posteriormente apresentado na Conferência Estadual de Saúde. “Estamos prontos para buscar por novos recursos e exigir benefícios nas esferas estadual e federal, para isso foi fundamental a participação da comunidade, que conhece realmente as falhas de nosso município”, finalizou.

Fonte: Secretaria de Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo