Governo de Minas lança nova campanha de combate à dengue

Guia Muriaé no WhatsApp

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, lançou na tarde desta terça-feira (17), na Cidade Administrativa, a campanha de contenção da dengue que será trabalhada nos próximos meses. Na nova edição, o Governo de Minas pretende sensibilizar a sociedade mostrando que elas podem morrer ou perder pessoas queridas e que o combate à dengue depende da ação de cada um.

“É preciso uma atuação coletiva. Embora tenhamos tido maior ação estatal no combate à dengue, tivemos o pior resultado em números de casos. Esse não é um dado descontextualizado, visto que foi o pior ano em número de notificações no Brasil como um todo e não só em Minas. A nossa ação fica evidente se compararmos os números de óbitos deste ano com os números de 2010. Tivemos, naquele ano, 106 mortes e menos da metade de casos. A atuação eficiente da assistência atenuou a gravidade dos casos. Isso nos conforta. Apesar de termos desafios, sabemos que estamos cumprindo nosso papel”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge.

A fim de mobilizar ainda mais a população sobre os riscos da dengue, a nova campanha será um apelo à vida. “Queremos trazer para a população o grau de preocupação necessário para o enfrentamento da dengue. A solução definitiva só será possível com a vacina. Estamos ansiosos e é possível que tenhamos a vacina em um tempo de cinco a dez anos. Para enfrentar a dengue, até lá, temos uma receita: mobilização das pessoas com a nossa parceria”, acredita o secretário.

Números da dengue em Minas

Casos de dengue têm sido registrados em Minas Gerais desde 1980, com variação no número de confirmações, devido à circulação dos diferentes sorotipos do vírus da dengue no território mineiro.

No ano de 2011, observou-se uma redução de 75% no número de casos notificados com relação ao ano de 2010. A queda ainda foi significativa no ano de 2012, chegando a 30% quando comparado ao ano de 2011.

Contrariando o cenário de queda observado nos anos anteriores, em 2013, Minas Gerais registrou o maior número de confirmações de casos de dengue, chegando a 344.366 casos confirmados. O aumento no número de casos veio acompanhado do aumento no número de casos graves que acabou levando a 111 mortes.

De janeiro a outubro de 2013 foram realizadas 6.828 internações para tratamento da dengue clássica e 317 internações para tratamento da dengue hemorrágica.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo