Hepatite B: 6 em cada 10 brasileiros não sabem que estão infectados; veja os sintomas

A infecção, causada por um vírus, agride o fígado e pode se tornar uma condição crônica

Guia Muriaé no WhatsApp

Novos dados divulgados pelo Ministério da Saúde no relatório Hepatites Virais 2023 revelam que 276 mil pessoas no Brasil foram diagnosticadas com hepatite B, uma infecção grave do fígado. No entanto, especialistas estimam que um milhão de brasileiros estejam contaminados com o vírus, o que significa que seis em cada dez infectados não sabem que estão portando a doença e precisam buscar tratamento médico.


A hepatite B pode ser assintomática na maioria dos casos e os sintomas tendem a se manifestar somente décadas após a infecção, tornando-a mais difícil de ser detectada precocemente. Alguns dos sinais da doença incluem cansaço, tontura, dor abdominal, pele e olhos amarelados, enjoo, vômitos e febre.

Para diagnosticar a hepatite B, é recomendado que a pessoa procure uma Unidade Básica de Saúde para realizar o teste específico. Com o diagnóstico, é possível iniciar o tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O risco de a infecção se tornar crônica varia de acordo com a idade da pessoa contaminada. Crianças com menos de um ano têm 90% de risco, enquanto entre um e cinco anos varia entre 20% e 50%. A forma mais segura de prevenção contra o vírus é a vacinação, disponível na rede pública.

A hepatite B é transmitida principalmente através da exposição a fluídos corporais infectados, como sangue e sêmen. As formas de transmissão incluem relações sexuais sem preservativos, compartilhamento de materiais de higiene pessoal (como escova de dentes e alicates de unha), tatuagens e piercings realizados em locais sem medidas sanitárias adequadas, compartilhamento de agulhas para o uso de drogas injetáveis, contato direto com cortes de uma pessoa infectada e transfusão de sangue (mais comum nas décadas de 80 e 90). A doença também pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação e o parto.

A conscientização sobre a hepatite B e a importância da realização de testes e da vacinação são fundamentais para combater a doença e prevenir novos casos. É essencial que os brasileiros estejam atentos à sua saúde e busquem atendimento médico para garantir um diagnóstico precoce e o tratamento adequado, caso necessário.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal Extra

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo