Nutricionista orienta sobre cuidados com alimentação e exposição ao sol

A especialista orienta sobre alimentos apropriados para quem vai para as praias ou demais espaços de lazer

Guia Muriaé no WhatsApp

Nos feriados prolongados geralmente as pessoas buscam opções de lazer e descanso em praias e outros locais apropriados para passeio e atividades físicas.

Para manter os hábitos saudáveis nesse período, e após o retorno à rotina de trabalho, a nutricionista Matilde Pinheiro, responsável Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), relaciona alguns cuidados essenciais.

“Para manter uma boa hidratação e fonte de glicose equilibrada, com energia para atividades de exposição ao sol, ou para ter bom desempenho físico, é interessante ingerir frutas suculentas, como abacaxi, melancia e laranja. Água de coco e sacolé (chopinho) de suco natural também são ótimas opções para repor a hidratação e energia”, informa a nutricionista.

De acordo com Matilde Pinheiro, “é importante lembrar que nosso corpo necessita de uma boa reposição hídrica devido à desidratação. Se a pessoa faz o consumo de bebida alcóolica é ideal que tome água com maior frequência, e nunca esquecer que excesso da exposição ao sol pode desenvolver câncer de pele”.

Sobre as refeições, a nutricionista indica que, preferencialmente, se deve optar por vegetais e proteínas de fácil digestão, como peixe e frango. O número de refeições também é importante para manter o pique de atividades com exposição ao sol. Sobre isso, a especialista aconselha que sejam feitas pelo menos as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), e entre os intervalos ingerir uma fruta suculenta, além de líquido com maior frequência.

“Frutas que contêm antioxidantes para proteção da pele, como manga, mamão, laranja e cenoura, assim como os sucos, são ótimas fontes de proteção dos raios UVA”, reforça a nutricionista.

Hidratação

Outra orientação às pessoas que vão aproveitar o feriado e se expor ao sol diz respeito às consequências da falta de hidratação, pois, segundo a nutricionista, isso pode provocar fadiga e até desmaio. “Para que a sua alimentação não cause nenhum desconforto e estrague o seu lazer no feriado, evite os lanches naturais que contenham maionese ou molhos, assim como os frutos do mar. A maionese e os molhos são muito perecíveis e estragam facilmente, ainda mais quando não estão mantidos em temperatura correta. Evite também alimentos muito gordurosos e as frituras. Eles demoram mais para serem digeridos e podem provocar sono e estragar sua festa. Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas. Ficam as dicas aqui, para um feriado saudável durante e após o retorno às atividades em casa ou no trabalho”, reforça Matilde Pinheiro.

Fonte: Joelza Silva – Ascom/HRPL

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo