Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Prefeitura de Muriaé divulga boletim sobre o caso de meningite

Prefeitura de Muriaé divulga boletim sobre o caso de meningite

A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em consonância com o Centro de Epidemiologia e Serviço de Infectologia do município, informa e esclarece à população que não há, até o momento, notificação de novos casos de meningite por nenhuma natureza ou mesmo suspeita da doença.

No momento, completam-se sete dias do início dos sintomas da menina de 3 anos que faleceu nesta quarta-feira (21) por haemófilos influenza, uma infecção bacteriana aguda das meninges, e, portanto, o afastamento das atividades laboratoriais do caso.




Segundo o médico infectologista do Setor de Epidemiologia da SMS, Daniel Licy, a literatura médica evidencia que a grande maioria dos casos secundários após contato com o caso índice ocorrerá dentro dos primeiros sete-dez dias, e que, com o passar deste período, as chances de novos casos por vínculo epidemiológico reduzem substancialmente.

Com este dado, a Prefeitura tranquiliza os muriaeenses, principalmente os pais das crianças e profissionais que tiveram contato com a criança. O médico infectologista frisa também que este é um caso muito raro e o risco de haver surto da doença é muito baixo.

O secretário Municipal de Saúde, Dr. Paulo César de Oliveira, também informa que todas as medidas cabíveis, conforme preconiza o Ministério da Saúde, foram tomadas. Familiares, crianças colegas de sala e outras pessoas que tiveram contato próximo à menina já receberam a quimioprofilaxia por rifampicina, procedimento indicado para contactantes íntimos.




O secretário de Saúde ressalta também que o período de atenção ao surgimento de novos casos se estenderá até 60 dias do diagnóstico, e que manterá atenção através dos órgãos pertinentes de notificação e vigilância.

Por fim, a Prefeitura agradece a toda equipe envolvida no caso e também o apoio e empenho da escola onde a menina estudava. Aos pais e familiares, a Administração reforça seus sinceros sentimentos de pesar.




Fonte: PMM

Confira também

Prefeitura de Muriaé desmente fake news sobre fechamento do Centro Viva Vida

Ao contrário do que diz o boato que está circulando pelo WhatsApp, a Prefeitura de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *