Representantes municipais reivindicam o retorno de atendimentos pelo SUS no Hospital do Câncer de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

“Estava contando os dias para conhecer um hospital que é referência para todo o nosso estado. Espero que seja a primeira de muitas visitas”, afirmou o secretário de Governo de Minas Gerais, Gustavo Valadares, em sua chegada a Muriaé, na manhã desta quarta-feira, 21 de dezembro. Ao desembarcar na Zona da Mata, ele e o pai, o ex-deputado federal Ziza Valadares, foram recebidos pelo ex-senador Lael Varella, e seguiram para cumprir agenda no Hospital do Câncer de Muriaé.


Além de conhecer de perto toda a infraestrutura de um dos principais complexos oncológicos do país, Valadares, ao lado dos parlamentares Grego da Fundação e Misael Varella, se reuniu com prefeitos, vereadores e secretários municipais das cidades de Araponga, Cajuri, Canaã, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras e Viçosa. Para esses municípios, a partir de uma decisão do Governo Estadual, no primeiro semestre deste ano, os tratamentos de Cirurgia Oncológica, Quimioterapia e Radioterapia de novos casos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em oito especialidades, passaram a ser referenciados para a cidade de Ponte Nova.

Os representantes municipais demonstraram unanimidade ao desejar o retorno da pactuação junto ao Hospital do Câncer de Muriaé para garantir a assistência oncológica integral à população via SUS. “Assim como os demais municípios, nós também buscamos o retorno dos atendimentos. Hoje, o hospital que nos atende oferece um serviço de qualidade em diferentes especialidades, mas, quando se trata da Oncologia, encontramos no Hospital do Câncer de Muriaé a referência que precisamos”, assegurou Fabiano Januário, presidente da Câmara de Cajuri, durante o encontro.

Ao final da reunião, cada representante municipal entregou um ofício ao secretário, que se comprometeu a discutir a pauta junto ao governador Romeu Zema e ao secretário de Saúde, Fábio Baccheretti. “O pleito é legítimo e assumo o compromisso de encontrar soluções para vocês, que vivem o drama no dia a dia. Foi a minha primeira vez no Hospital do Câncer de Muriaé e fiquei verdadeiramente impressionado com toda a infraestrutura, recursos e atendimento assegurada para a região, tanto na prevenção quanto no tratamento. É uma inspiração para todo o nosso país”, disse Gustavo Valadares.

O deputado estadual Grego da Fundação, que intermediou a visita do secretário a Muriaé, demonstrou otimismo para que a população dos nove municípios volte a ser atendida, de forma gratuita, pelo Hospital do Câncer: “Saio daqui esperançoso de que vamos continuar o diálogo com o Governo Estadual para que o desejo da população, acima de tudo, seja atendido”.

HOSPITAL DO CÂNCER DE MURIAÉ: ATENDIMENTO GRATUITO A 200 MUNICÍPIOS MINEIROS

O Hospital do Câncer de Muriaé, mantido pela Fundação Cristiano Varella, é um centro oncológico de alta complexidade, que garante atendimento gratuito a 200 municípios mineiros, abrangendo uma população de 3 milhões de pessoas. Hoje, 84% dos pacientes do hospital recebem assistência do SUS.

Reconhecido com a acreditação Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em reconhecimento ao trabalho de excelência realizado pela instituição há 28 anos, o Hospital possui 45.638,7 m² de área construída, com instalações especificamente projetadas para um atendimento baseado nos modernos conceitos de qualidade, humanização, tecnologia e segurança.

“É sempre muito bom receber a visitas de pessoas que possam conhecer de perto o trabalho que o Hospital do Câncer de Muriaé desenvolve. E a visita do Gustavo Valadares foi bastante gratificante. Mostramos a importância da nossa instituição para a saúde regional e como conseguimos atender, como total excelência, tantas pessoas diariamente, e ele ficou muito impressionado com tudo isso que ofertamos ao paciente”, finalizou Sérgio Henriques, diretor superintendente do Hospital.

Fonte: FCV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo