Reunião marca início das atividades de Vigilância Ambiental em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Com reunião de alinhamento entre os agentes comunitários de saúde e os agentes de controle de endemias, realizada no Teatro Zaccaria Marques nesta quarta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé deu início às atividades de Vigilância Ambiental. O foco principal do encontro foi o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, visando a obtenção de resultados satisfatórios na prevenção da dengue, zika e chicugunha.

O evento teve a participação do prefeito Grego e do vice, Marcos Guarino, além do secretário municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira, e do adjunto da pasta, Wescley de Souza. Todos falaram sobre a importância de se realizar bons atendimentos junto à população nas unidades básicas do município.

– A saúde precisa ser humanizada. Ser atendido de forma gentil, com atenção e dedicação, faz toda a diferença para quem busca atendimento no posto de saúde. E nós contamos com todos os agentes comunitários para que isso aconteça sempre da melhor forma – destacou Grego.

Em seguida, os trabalhos foram conduzidos pela diretora de Vigilância Ambiental, Carla Morcerf. Segundo ela, o combate ao Aedes aegypti será intensificado com a agilização do envio de notificações para a secretaria, a fim de se resultados mais eficazes com o serviço de fumacê, e com a implantação do projeto piloto Aedes Positivo – que consiste na coleta e análise de larvas do inseto, produção dos laudos e realização de atividades de educação em saúde com as famílias.

– O mais importante é a conscientização de todos. Nos postos de saúde, os agentes comunitários estão orientados a trabalharem a questão da prevenção da dengue, zika e chicungunha com a mesma importância que se dá à prevenção de outras doenças, como o diabetes. É muito importante que a população se conscientize e abrace a causa junto com o poder público – ressalta.

De acordo com Carla, o novo departamento da Secretaria Municipal de Saúde irá executar também a vigilância de desastres e de qualidade da água, além de atuar na questão da vacinação antirrábica e promover o controle da população de animais de rua.

No encerramento, a mobilizadora social do setor de Controle de Endemias, Virlaine Kellen, informou que o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017 será realizado na próxima semana. A previsão é que o Índice de Infestação Predial (IIP) esteja disponível já em 13 de janeiro.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo