Saúde em Muriaé é referência em Minas Gerais
A Secretaria Municipal de Saúde vem ocupando papel de destaque na eficiência e se posicionando como protagonista em programas e projetos de cobertura vacinal e projetos de prevenção e valorização da vida.
A pasta participou efetivamente do Conases 2023 – (Congresso Nacional de Secretarias de Saúde) -, maior evento de saúde pública da América Latina, realizada em Goiânia (GO) que aconteceu de 16 a 19 de julho, reunindo cerca de 11 mil participantes de todo o País, entre eles, gestores e técnicos da pasta goiana que apresentaram e discutiram temas como regulação de pacientes, judicialização da saúde, vacinação, inovação e tecnologia, financiamento e transparência em saúde pública, emendas parlamentares para a saúde, entre outros temas.
Muriaé se tornou uma das protagonistas no 37º Conasems conquistando o 2° lugar nacional no Prêmio Conasems e OPAS/OMS e o 1º lugar como experiência de Minas Gerais.
Os avanços conquistados em mais de 30 anos do SUS são evidentes em várias dimensões, seja na redução da mortalidade infantil, no tratamento da AIDS, na cobertura universal de vacinação e até mesmo no enfrentamento de pandemias como a da Covid-19.
Os desafios do SUS são muitos e a pandemia do novo coronavírus trouxe dificuldades ainda maiores: por um lado, a imagem do SUS na sociedade brasileira ganhou prestígio; por outro, ficaram evidentes as desigualdades regionais em infraestrutura e na atenção à saúde da população.
O Congresso propõe um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.
Muriaé recebeu o Selo Prata #BoraVacinar por ter alcançado as metas de vacinação infantil em 2022
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Governo do Estado realizaram a entrega do selo Bora Vacinar, que certifica os municípios mineiros que alcançaram as metas de vacinação infantil no ano de 2022.
A solenidade ocorreu na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste evento, Muriaé recebeu o Selo Prata, indicando o alcance projetado para a imunização dentro dos parâmetros estabelecidos dentre os 219 municípios que conseguiram o selo Bora Vacinar Prata por terem atingido as metas de dez a 13 dessas vacinas.
Esta conquista é o resultado do comprometimento da nossa equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Com muita dedicação, o índice de cobertura vacinal subiu de 43,25% para 94,2% – ou seja, mais que o dobro.
O objetivo do selo Bora Vacinar é fomentar ações municipais de incentivo à vacinação com o intuito de aumentar a cobertura vacinal, seja por meio da melhora dos resultados que se encontrarem abaixo das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde (MS), seja pela ampliação dos níveis de imunização. Com isso, pretende-se prevenir o retorno de doenças já erradicas e evitar novas epidemias.
Muriaé tem “Risco Baixo” para transmissão de doenças “imunopreveníveis”
Muriaé foi classificada pelo Governo de Minas como cidade de RISCO BAIXO para a transmissão de doenças imunopreveníveis, como resultado do trabalho de alcance de metas de vacinação.
A certificação aconteceu durante o I Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica, em Juiz de Fora, colocando Muriaé como um dos quatro municípios pertencentes à Regional de Saúde de Ubá a obterem essa classificação.
O Setor de Vigilância em Saúde de Muriaé esteve presente no evento, onde apresentaram o estudo: “Vigilância Epidemiológica de Câncer Relacionado ao Trabalho realizado em 2022”.
Fonte: PMM