Secretaria de Saúde dá dicas sobre vacinas para quem vai viajar nas férias

Guia Muriaé no WhatsApp

As férias estão chegando e para quem pretende aproveitar os dias de folga para viajar, é importante colocar o cartão de vacinação em dia. Para visitar alguns destinos do país é necessário tomar certos cuidados especiais em relação à saúde. Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Tânia Brant, a regra geral é manter o cartão em dia. “Vacinas como a Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Adulto e Febre Amarela devem estar atualizadas no cartão de vacinas de qualquer viajante”, afirma.

Quem for viajar para destinos de turismo ecológico precisa verificar se a área oferece risco de febre amarela. A vacina deve ser tomada ao menos 10 dias antes da viagem. Confira aqui quais são as regiões com recomendação sobre vacinação contra febre amarela. Além da febre amarela, algumas regiões brasileiras oferecem risco de infecção pela malária. Como não existe uma vacina que ofereça proteção contra a doença, o cuidado deve ser ainda maior para os turistas que escolherem a região amazônica.

Assim como a febre amarela, a malária é transmitida pela picada de um mosquito. Por isso é importante ficar atento aos horários de maior atividade do inseto (pôr-do-sol e ao amanhecer). Usar roupas claras e com manga longa e aplicar repelente nas áreas expostas da pele são outras medidas preventivas. Veja aqui as áreas que apresentam registros de casos de malária durante todo o ano.

Destinos no exterior

Já para quem prefere curtir os dias de folga fora do país, é fundamental verificar quais as exigências de cada localidade. Destinos como Itália, Alemanha, Holanda, Reino Unido e algumas regiões da África oferecem risco de infecção para o sarampo.

A vacina que previne contra o sarampo é a Tetra Viral, que oferece proteção também contra a catapora, caxumba e a rubéola, disponível em todos os postos de saúde do país. O Ministério da Saúde recomenda a todos os viajantes que escolherem destinos no exterior a receberem a Tetra Viral, já que diversas regiões do mundo têm registros dessas doenças.

Outro exemplo de enfermidade presente em algumas regiões do mundo é a poliomielite. Apesar de ter sido erradicada há 25 anos no Brasil, países da Ásia e África ainda registram casos da doença. Verifique aqui a lista de recomendações que cada país exige.

Certificado Internacional de Vacinação

Além de atualizar o cartão de vacinação, é importante verificar se o destino escolhido exige que o viajante apresente o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. Trata-se de um documento exigido por alguns países do mundo como comprovante de que a vacinação está em dia.

Para obter o Certificado é necessário comparecer a um Centro de Orientação de Viajantes apresentando o cartão de vacinação e um documento de identidade oficial com foto ou certidão de nascimento. Saiba quais países exigem o Certificado. Em Minas, existem quatro Centros de Orientação de Viajantes, dois deles públicos. O primeiro está localizado no Aeroporto de Confins (telefone 31 3689 -2009) e o segundo na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (telefone 31 3246 – 5026).

Check list do viajante saúdavel

* Faça uma avaliação médica e atualize seu cartão de vacina;

* Evite viajar se estiver doente ou com suspeita de alguma doença;

* Se usar medicamentos de forma contínua, mantenha a receita médica à mão e não deixe de verificar a cobertura do seu serguro de viagem;

* Veja se o destino da viagem exige alguma medida preventiva específica;

* Para alguns países, a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação é obrigatória.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo