Secretaria de Saúde de Muriaé desmente boato sobre fechamento do Centro Viva Vida

Guia Muriaé no WhatsApp

Nas últimas semanas, vários boatos surgiram nas redes sociais dando conta do fechamento do Centro Viva Vida e Hiperdia em Muriaé. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde desmentiu tais boatos, informou que a unidade está funcionando normalmente e ainda falou sobre a situação da saúde no município.

Confira a nota na íntegra:

Todos têm conhecimento através dos jornais e noticiários da crise financeira que assola o país, com alto nível de desemprego e impacto significativo nas políticas públicas sociais.

Esta crise financeira tem reflexos diretamente na saúde uma vez que o desemprego pode levar à possíveis casos de depressão, e ainda, a baixa qualidade da alimentação também compromete a saúde das pessoas, e com isso sobrecarrega o Sistema Único de Saúde que não consegue absorver todas as necessidades de imediato.

Diante deste cenário nacional, podemos dizer que Muriaé está em uma situação confortável quando comparado a outros municípios e tem uma saúde que funciona sim! Porque dispõe de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, equipe de saúde bucal composta de dentista e auxiliares e o apoio do NASF com equipe multidisciplinar composta por: assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, e educador físico em todos os bairros e distritos da cidade com a adesão a Política Federal Estratégia Saúde da Família e havendo necessidade de atendimento especializado, o próprio enfermeiro faz contato com a Central de Marcação direcionando o atendimento para as Policlínicas que dispõe de médicos nas especialidades de: ginecologia, dermatologia, urologia, proctologia, psiquiatria, endocrinologia, nefrologia, angiologia, ortopedia, dentre outras.

Vale lembrar que a disponibilização dos medicamentos nos Postos de Saúde é também compromisso do Estado, e que às vezes ocorrem atrasos devido à necessidade de suprir todos os municípios do Estado de Minas Gerais.

Importante destacar o Laboratório Municipal, com equipamentos de última geração e qualidade nos resultados de mais de 10 mil exames por mês.

Na saúde pública do município de Muriaé também é garantida assistência gratuita aos pacientes com transtornos psiquiátricos no CAPS II com equipe de profissionais preparada para atendimento humanizado do paciente e sua família, o CAPS AD onde são acolhidos os pacientes com dependência química do álcool ou outras drogas com o objetivo de redução de danos e também apoio à família como base para o sucesso do tratamento.

O Programa DST-AIDS, referência de serviço da região faz busca ativa e acolhe os pacientes, garante acesso e oferta assistência, dando qualidade de vida através de equipe própria e médico infectologista exclusivo para o Programa.

Muriaé também é referência no serviço de fisioterapia, no Centro de Reabilitação Municipal com mais de 10 profissionais fisioterapeutas para o atendimento da população muriaeense e conta ainda com veículo próprio para garantir o acesso ao paciente com dificuldade de locomoção ao tratamento.

A crítica que às vezes são recebidas pelo setor público de saúde vem somente de pessoas que não utilizam o serviço e por isso não compreendem que mais de 80% da população é atendida. Só quem utiliza o serviço público é que pode reconhecer que mesmo com o financiamento abaixo do necessário, o comprometimento e a qualidade dos profissionais é que faz a diferença. Porque é assim que a saúde é feita, por profissionais sensíveis à dor do próximo e atendimento humanizado.

A administração pública do município de Muriaé firma convênio todos os anos com o Hospital São Paulo com valor mensal de R$208.000,00 que são repassados para garantir o atendimento de Pronto Socorro, e esta parceria não se restringe só ao repasse financeiro, a Prefeitura disponibiliza também um veículo na porta do Pronto Socorro para garantir ao paciente que não são classificados no atendimento como urgência e emergência e são referenciados para atendimento na unidade de saúde de referência instalada no Bairro São Francisco.

O serviço de saúde pública vai muito além do atendimento médico, uma vez que a vacinação é o maior programa do mundo, garantindo a imunização da população com todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

E para concluir, vamos lembrar o antigo Centro Integrado Viva Vida Hiperdia, agora CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada) para atendimento de gestantes de risco, crianças baixo peso, hipertensos e diabéticos que recentemente foi pauta de matérias alarmantes sobre seu fechamento.

Esclarecemos que, como o próprio nome diz, Centro Estadual de Atenção Especializada, com sede no município de Muriaé é compromisso de atendimento a população do município, distritos e de mais 11 cidades que compõe a região de saúde de Muriaé: os municípios de Miradouro, Barão do Monte Alto, Antônio Prado de Minas, São Sebastião da Vargem Alegre, Miraí, Eugenópolis, Vieiras, Patrocínio de Muriaé, São Francisco do Glória e Rosário da Limeira.

Informamos que graças ao apoio do Deputado Estadual Bráulio Braz, o Estado, responsável pelo repasse da manutenção dos serviços, fez o pagamento referente ao período de atraso. Informamos também que, em nenhum momento foi interrompido o atendimento pela Prefeitura Municipal de Muriaé e dá continuidade aos serviços sem comprometer a saúde do usuário.

A Prefeitura agradece a cada profissional de saúde do Município de Muriaé que está comprometido com a qualidade do serviço oferecido à nossa população e que garantem com o seu trabalho o funcionamento de todos os serviços, demonstrando e dando evidências concretas de que a saúde em Muriaé existe sim.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo