Home / Colunas / Henrique Lourenço / Coluna do Henrique Lourenço – Quem tem o dom de resolver problemas?

Coluna do Henrique Lourenço – Quem tem o dom de resolver problemas?

Concurso de artes, vulcão, maquete, uniforme e por ai vai. Desde criança o desafio foi competir, colocar todas crianças para passar por testes de criatividade. Saber quem faz o melhor. Com recompensas e afins, as escolas estimulavam em nós respostas originais, ideias únicas e uma série de experiências. Hoje descobri que quanto mais premiado uma criança era, constantemente ela se destacava nos próximos desafios. Isso é, invariavelmente era capaz de receber um maior numero de ideias originais.

Hoje não recebemos mais aprovação de professoras, pelo contrário. Devemos estar preparado para receber reconhecimento das pessoas. Nosso desempenho está avaliado pela opinião das pessoas, assim como, nós comentamos dos pontos fortes e fracos dos outros, é dado a oportunidade para sermos reconhecidos até mesmo à criticas.




O professor Adams diz: “Criatividade para mim é só solução de problemas. Não há nada na minha experiência que me dê um modelo perfeito para a solução de problemas. Se há alguma maneira eu tenho que buscar e fazer novas combinações no sentido de encontrar essa solução”.

Para mim quem é criativo não precisa saber resolver problemas, mas quem tem a habilidade de procurar soluções, esse sim precisa ser criativo. Pois é necessário gerenciar ideias. Como um produto novo que surge toda vez que você vai ao supermercado, um problema aquele repositor teve: abrir um novo espaço para um setor que só aumento ao invés de diminuir a variedade.

Esse foi capaz de identificar o problema, criar e avaliar uma ideia, decidir entre as possibilidades que sua gôndola disponibiliza, ou seja, o arremate final. Não acabou por ai, o processo de implementação e feedback é dado pelo setor de vendas. Aquela posição aumentou a venda? Fluxo? Outros produtos foram influenciados? Para isso eu digo, quem vai dizer que você mandou bem, que é criativo, capaz de resolver problemas não é você.




Esteja preparado para crescer profissionalmente, arriscando mais você é produtivo na solução de problemas.

Autor: Henrique Lourenço – Administrador, gerente comercial do Supermercado Lourenço, professor e ministra cursos, palestras e workshops sobre Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Negócios e Finanças pessoais




Confira também

Coluna do Henrique Lourenço – Margem, um indicador aliado de qualquer empreendedor

Você quer lucro ou margem? Henrique, tem como ser os dois? É claro, indicadores da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *